Miami (EUA) - A WTA anunciou nesta terça-feira um projeto de reestruturação de seu calendário de competições. A ideia da entidade é manter as principais jogadoras do circuito em atividade nos torneios mais fortes na maior parte do ano, além de aumentar premiações.
O número de torneios WTA 1000 vai aumentar para 10, com o fortalecimento da série de torneios do Oriente Médio. Atualmente, é realizado um torneio 1000 e dois 500. No futuro, serão dois 1000 em Doha e Dubai, além do 500 de Abu Dhabi.
+ WTA confirma Finals na China e fortalece Washington
Três torneios que eram 250 sobem de categoria e viram 500, casos de Monterrey, Seul e Estrasburgo. A WTA ainda vai anunciar mais dois torneios desse nível. Em semanas com um 250 e um 500 no circuito, as jogadoras do top 30 terão que priorizar os torneios maiores, com raras exceções como jogar em casa ou ser atual campeã.
A WTA também espera aumentar premiações. Nos torneios que são combinados com a ATP, o plano é pagar igual ao masculino até 2027. Já em eventos não combinados, os valores seriam equiparados em 2033.
Representante do Conselho das Jogadoras, a norte-americana Sloane Stephens falou sobre os planos da entidade: "Cada geração contribui para preservar o futuro de seu esporte, empenhando-se em deixá-lo melhor para as próximas. Tenho orgulho de fazer parte dessa evolução e apoio totalmente o compromisso da WTA com o progresso".
Steve Simon, presidente e CEO da WTA, também se manifestou: "Os calendários futuros fortalecidos terão um impacto positivo para nossas jogadoras, torneios, fãs e parceiros. A igualdade, incluindo a igualdade de premiação, é um princípio fundamental da WTA. E é crucial atingir esse patamar. Agradecemos o apoio de nossos torneios para garantir essa prioridade máxima".
Confira as principais mudanças no circuito.
WTA 1000
- Premiações iguais em torneios combinados até 2027 e em não-combinados até 2033
- Sete torneios de duas semanas: Indian Wells, Miami, Roma, Madri, Pequim (2024), Toronto ou Montréal
- Três eventos de uma semana: Doha, Dubai e mais um torneio a defeinir.
WTA 500
- Premiações iguais em torneios combinados até 2027 e em não-combinados até 2033
- Em semanas com um WTA 500 e um 250, as jogadoras do top 30 devem jogar o torneio maior, a menos que recebam uma exceção (cada jogadora só pode pedir duas por ano)
-17 torneios: Abu Dhabi, Adelaide, Berlim, Brisbane, Charleston, Eastbourne, Estrasburgo, Monterrey, San Diego, Seul, Stuttgart, Tóquio, United Cup, Zhengzhou e mais dois eventos a definir.
WTA 250
- 34% de aumento na premiação entre 2023 e 2033
- Jogadoras com ranking entre 11 e 30 podem jogar torneios 250 na mesma semana de um 500 em casos como "atual campeã" ou torneio em seu país de origem.
- Apenas uma top 10 pode estar na chave de um WTA 250
WTA 125
- Criação de mais de 40 eventos nos próximos anos
- Oportunidade para as tenistas de fora do top 10 jogarem nas segundas semanas de torneios mais longos.
RANKING
- Simples: Serão considerados os 18 melhores resultados no ano (atualmente são 16)
- Duplas: Serão considerados os 12 melhores resultados no ano (atualmente são 11)