Notícias | Dia a dia
Iga vence a 10ª seguida e faz semi inédita na grama
29/06/2023 às 14h29

A número 1 do mundo cedeu apenas cinco games na rápida partida das quartas

Foto: Bad Homburg Open

Bad Homburg (Alemanha) - Cada vez mais confiante nas quadras de grama em Bad Homburg, Iga Swiatek marcou sua terceira vitória na semana e garantiu vaga em sua primeira semifinal no piso. A número 1 do mundo superou nesta quinta-feira a 39ª colocada Anna Blinkova por 6/3 e 6/2 em apenas 1h11 de partida.

Esta foi a décima vitória seguida para Swiatek, que vem da conquista do tricampeonato de Roland Garros. A polonesa de 22 anos decidiu disputar apenas um torneio preparatório para Wimbledon, que começa na próxima segunda-feira. Vencedora de 14 títulos de WTA, ela busca sua 19ª final no circuito e a primeira na grama.

"Fico feliz por ter conseguido jogar um tênis sólido. Normalmente eu não tenho muito tempo para treinar entre o saibro e a grama, mas desta vez eu pude aproveitar esse período muito bem. Estou confiante e espero continuar jogando assim nas duas próximas semanas", disse Swiatek, durante a entrevista em quadra. "Sinto que a cada ano está ficando mais fácil para me adaptar às condições".

Assim como já havia acontecido na partida das oitavas, diante da suíça Jil Teichmann, Swiatek não sofreu quebras de serviço nesta quinta-feira. A primeira parcial foi um pouco mais equilibrada, com apenas uma quebra a favor da polonesa, que venceu oito pontos seguidos para fazer 4/2. Na sequência, escapou dos únicos break-points que enfrentou na partida, antes de definir a disputa em seu saque. Ela fez 11 a 4 em winners na parcial.

Muito mais agressiva em quadra e comandando a maioria dos pontos, a número 1 do mundo teve total controle das ações no segundo set. Além disso, ela cuidou muito bem dos games de saque, já que não enfrentou break-points e cedeu só quatro pontos em seu serviço. Com duas quebras a favor e vantagem confortável no placar, Iga também estava à vontade para executar as curtinhas com maestria e confirmou a vitória em sets diretos. Ela fez 24 a 7 nos winners e cometeu só 7 erros contra 13.

Confronto inédito na semifinal
A adversária de Swiatek na semifinal desta sexta-feira às 9h30 (de Brasília) será a italiana Lucia Bronzetti, 65ª do ranking, que venceu a francesa Varvara Gracheva, cabeça 8 do torneio e 43ª do ranking, por 6/4 e 6/3. O confronto diante de Bronzetti é inédito no circuito profissional. Eliminada nas quartas, Gracheva é nascida na Rússia, mas recentemente passou a defender a França no circuito.

Outra semifinalista definida é a norte-americana Emma Navarro, 60ª do ranking. Ela estava perdendo o jogo para a espanhola Rebeka Masarova por 7/6 (7-2) e 1/1. Mas a rival se retirou da partida por lesão no joelho. Navarro, de 22 anos, tenta alcançar sua primeira final de WTA. Ela pode enfrentar a russa Liudmila Samsonova, número 15 do mundo e cabeça 2 do torneio, ou a tcheca Katerina Siniakova. A partida foi suspensa por falta de luz natural antes do último set. Siniakova havia feito 7/5 no primeiro, e Samsonova fez 6/4 no segundo.

Comentários