Bad Homburg (Alemanha) - Cada vez mais confiante nas quadras de grama em Bad Homburg, Iga Swiatek marcou sua terceira vitória na semana e garantiu vaga em sua primeira semifinal no piso. A número 1 do mundo superou nesta quinta-feira a 39ª colocada Anna Blinkova por 6/3 e 6/2 em apenas 1h11 de partida.
Esta foi a décima vitória seguida para Swiatek, que vem da conquista do tricampeonato de Roland Garros. A polonesa de 22 anos decidiu disputar apenas um torneio preparatório para Wimbledon, que começa na próxima segunda-feira. Vencedora de 14 títulos de WTA, ela busca sua 19ª final no circuito e a primeira na grama.
"Fico feliz por ter conseguido jogar um tênis sólido. Normalmente eu não tenho muito tempo para treinar entre o saibro e a grama, mas desta vez eu pude aproveitar esse período muito bem. Estou confiante e espero continuar jogando assim nas duas próximas semanas", disse Swiatek, durante a entrevista em quadra. "Sinto que a cada ano está ficando mais fácil para me adaptar às condições".
Swingin' into the semi's 💃
— wta (@WTA) June 29, 2023
World No.1 @iga_swiatek continues to find her footing on the grass 🌱#BadHomburgOpen pic.twitter.com/8cPTy0PZP9
Assim como já havia acontecido na partida das oitavas, diante da suíça Jil Teichmann, Swiatek não sofreu quebras de serviço nesta quinta-feira. A primeira parcial foi um pouco mais equilibrada, com apenas uma quebra a favor da polonesa, que venceu oito pontos seguidos para fazer 4/2. Na sequência, escapou dos únicos break-points que enfrentou na partida, antes de definir a disputa em seu saque. Ela fez 11 a 4 em winners na parcial.
Muito mais agressiva em quadra e comandando a maioria dos pontos, a número 1 do mundo teve total controle das ações no segundo set. Além disso, ela cuidou muito bem dos games de saque, já que não enfrentou break-points e cedeu só quatro pontos em seu serviço. Com duas quebras a favor e vantagem confortável no placar, Iga também estava à vontade para executar as curtinhas com maestria e confirmou a vitória em sets diretos. Ela fez 24 a 7 nos winners e cometeu só 7 erros contra 13.
Confronto inédito na semifinal
A adversária de Swiatek na semifinal desta sexta-feira às 9h30 (de Brasília) será a italiana Lucia Bronzetti, 65ª do ranking, que venceu a francesa Varvara Gracheva, cabeça 8 do torneio e 43ª do ranking, por 6/4 e 6/3. O confronto diante de Bronzetti é inédito no circuito profissional. Eliminada nas quartas, Gracheva é nascida na Rússia, mas recentemente passou a defender a França no circuito.
Outra semifinalista definida é a norte-americana Emma Navarro, 60ª do ranking. Ela estava perdendo o jogo para a espanhola Rebeka Masarova por 7/6 (7-2) e 1/1. Mas a rival se retirou da partida por lesão no joelho. Navarro, de 22 anos, tenta alcançar sua primeira final de WTA. Ela pode enfrentar a russa Liudmila Samsonova, número 15 do mundo e cabeça 2 do torneio, ou a tcheca Katerina Siniakova. A partida foi suspensa por falta de luz natural antes do último set. Siniakova havia feito 7/5 no primeiro, e Samsonova fez 6/4 no segundo.