Londres (Inglaterra) - Assim como aconteceu em Roland Garros, a jovem russa de 16 anos Mirra Andreeva conseguiu uma vaga na chave principal de Wimbledon, e novamente passando por um quali com três rodadas. Andreeva, que já aparece no 102º lugar do ranking da WTA, venceu nesta quinta-feira a alemã Tamara Korpatsch, 120ª colocada, por 7/5, 5/7 e 6/2.
Durante as fases iniciais do quali, Andreeva havia superado a espanhola Rosa Vicens Mas e a francesa Chloe Paquet. Finalista do torneio juvenil do Australian Open em janeiro, a russa rapidamente iniciou a transição para o circuito profissional e conseguiu grandes resultados no saibro, chegando até as oitavas em Madri e à terceira rodada de Roland Garros.
Também de 16 anos, a tcheca Brenda Fruhvirtova foi eliminada na rodada final do quali. A atual 137ª do ranking perdeu para a chinesa Yue Yuan, 106ª colocada por 3/6, 6/4 e 6/3. Ainda entre as jovens jogadoras, a suíça de 18 anos Celine Naef garantiu vaga na chave ao vencer a ucraniana Dayana Yastremska por 6/2, 3/6 e 6/4. Já a dinamarquesa Clara Tauson, de 19 anos e 91ª do mundo, foi superada pela eslovaca Viktoria Hruncakova por 7/5, 4/6 e 6/3.
Única campeã de Grand Slam no quali de Wimbledon, Sofia Kenin garantiu seu lugar na chave principal. A norte-americana venceu a compatriota Taylor Townsend, canhota de 27 anos e 107ª do ranking, por duplo 6/3. Ex-número 4 do mundo e vencedora do Australian Open de 2020, Kenin está com 24 anos e ocupa o 126º lugar do ranking. Ela nunca passou da segunda rodada em Wimbledon.
Quem também se garantiu na chave principal foi a belga Yanina Wickmayer, de 33 anos e 111ª do ranking. Vinda de bons resultados na grama em torneios da ITF, ela venceu um duelo contra a experiente alemã de 35 anos Laura Siegemund, 154ª colocada, por 6/4, 5/7 e 6/3. Já a ex-top 10 norte-americana Coco Vandeweghe perdeu para a canadense Carol Zhao por 7/6 (7-4) e 6/4.
Além da já citada Celine Naef, outras duas suíças furaram o quali, Simona Waltert e Viktorija Golubic. Outras jogadoras que garantidas na chave serão a sérvia Natalija Stevanovic, a belga Greet Minnen, a eslovena Kaja Juvan, a australiana Storm Hunter, a chinesa Zhuoxuan Bai, a espanhola Jessica Bouzas Maneiro e a italiana Lucrezia Stefanini.