Londres (Inglaterra) - Com uma grande atuação nesta sexta-feira, Novak Djokovic marcou mais uma vitória em Wimbledon e dominou o duelo contra Stan Wawrinka pela terceira rodada. O heptacampeão do torneio precisou de apenas 2h06 para marcar as parciais de 6/3, 6/1 e 7/6 (7-5) para chegar às oitavas de final sem perder sets.
Esta foi a 21ª vitória de Djokovic em 27 jogos contra Wawrinka no circuito. O sérvio não perde para o suíço desde 2019 no US Open. Duas das vitórias de Wawrinka foram em finais de Grand Slam, no saibro de Roland Garros em 2015 e também no piso duro de Nova York no ano seguinte. Ex-número 3 do mundo, o veterano de 38 anos ocupa atualmente o 88º lugar do ranking.
Dominant Djokovic.@DjokerNole defeats Stan Wawrinka 6-3, 6-1, 7-6(5) to reach the Round of 16#Wimbledon pic.twitter.com/amEctlpANP
— Wimbledon (@Wimbledon) July 7, 2023
Outro desafio para Djokovic nesta sexta-feira foi terminar a partida antes das 23h em Londres (19h de Brasília), horário limite para a realização de eventos culturais e esportivos na capital inglesa. Na última quinta-feira, o jogo entre Andy Murray e Stefanos Tsitsipas precisou ser interrompido por esse motivo, com a disputa sendo retomada apenas na tarde desta sexta.
Djokovic enfrenta nas oitavas o polonês Hubert Hurkacz, 18º do ranking, que venceu o italiano Lorenzo Musetti por 7/6 (7-4), 6/4 e 6/4. O atual número 2 do mundo venceu todos os cinco duelos que fez contra Hurkacz, um deles na grama de Wimbledon em 2019.
That's an outrageous winner on the run 😤#Wimbledon | @DjokerNole pic.twitter.com/V8P59SXaX5
— Wimbledon (@Wimbledon) July 7, 2023
Apesar de o primeiro set ter tido apenas uma quebra, a pressão que Djokovic colocou sobre o saque de Wawrinka começou cedo. Logo em seu primeiro game de serviço, o suíço teve que reverter um 0-40. Já o sérvio foi impecável no saque, perdendo apenas cinco pontos e não demorou para abrir vantagem para 4/2 e sustentar sua liderança até o fim do set.
A liderança do sérvio ficou ainda mais folgada depois que ele conseguiu duas quebras no início do segundo set, para sair vencendo por 4/0. Ele só perdeu dois pontos no saque e fez 4 aces, três deles no mesmo game, enquanto Wawrinka colocou apenas 39% de primeiros serviços em quadra. Deu tempo ainda para que o heptacampeão voltasse a quebrar no fim do set.
Wawrinka foi um pouco mais competitivo no terceiro set, muito por conta de uma melhora em seu desempenho de saque, o que possibilitou ao suíço também ser mais agressivo, enquanto Djokovic cometia mais erros nos ralis de fundo. Ainda assim, o sérvio foi mantendo o saque e esperando pelas oportunidades, que só apareceram no tiebreak. Wawrinka chegou a liderar o game-desempate por 5-3, mas sacou muito mal nos últimos pontos da partida, possibilitando ao sérvio definir a disputa em sets diretos.