Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Jabeur consegue grande virada e encara Kvitova
08/07/2023 às 16h52

Jabeur venceu um jogo duro contra Andreescu neste sábado em Londres

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - Depois de duas vitórias bastante tranquilas nas fases iniciais de Wimbledon, Ons Jabeur conseguiu uma grande virada neste sábado para avançar às oitavas de final. Atual número 6 do mundo, a tunisiana superou a canadense Bianca Andreescu por 3/6, 6/3 e 6/4 em 1h48 de partida. Foi sua segunda vitória sobre Andreescu, campeã do US Open em 2019 e atual 50ª do ranking.

Finalista de Wimbledon no ano passado, Jabeur ainda luta por seu primeiro Grand Slam. A tunisiana de 28 anos enfrentará uma bicampeã do torneio na próxima rodada. Ela desafia a tcheca Petra Kvitova, vencedora das edições de 2011 e 2014. Kvitova, de 33 anos e número 9 do mundo, lidera o histórico de confrontos por 4 a 1.

"Acho que a chuva me ajudou um pouco. Pude conversar com meu técnico e mudar um pouco a perspectiva para o jogo. Acho que não joguei meu melhor tênis, mas tentei ser mais agressiva. Eu estava enfrentando uma campeã de Grand Slam e uma atleta incrível, o que tornou minha missão ainda mais difícil", disse Jabeur na entrevista em quadra, destacando o fato de a partida ter sido paralisada por chuva durante o terceiro set.

Em um primeiro set com apenas uma quebra, Andreescu foi impecável em seus games de serviço e não enfrentou break-points. E depois de ter aberto 3/1 no placar, cedeu apenas mais um ponto no saque até o fim do set. Jabeur tinha 10 a 7 nos winners, mas cometeu 6 erros contra apenas 3 da canadense. Logo na abertura do segundo set, Jabeur teve que salvar um break-point. A tunisiana escapou de alguns games longos no saque e esperou pelas oportunidades, que apareceriam só sexto game. Ela explorou uma subida de Andreescu à rede para aplicar a passada e chegar ao break-point. Logo depois, atacou a paralela desde a devolução para conseguir a quebra. Muito mais agressiva em quadra, Jabeur fez 13 a 4 em winners na parcial e cometeu 7 erros contra 10.

O set decisivo começou com vantagem de Andreescu, que abriu 3/1 em um game com poucos primeiros serviços em quadra de Jabeur. Os slices da tunisiana não estavam tão efetivos naquele momento. Mas logo a finalista do ano passado devolveu a quebra. A partida foi interrompida por chuva logo na sequência.

A paralisação durou em torno de 50 minutos. Quando a partida foi retomada, com o teto fechado na Quadra Central, Jabeur confirmou o saque em um game longo e igualou o set. Já quando o placar estava empatado por 4/4, Andreescu teve o serviço quebrado de zero após três erros e uma dupla falta. No game seguinte, a tunsiana sacou muito bem e definiu a disputa com um ace. Jabeur liderou nos winners por 30 a 17 e cometeu 26 erros contra 24 da canadense.

Keys vence a oitava seguida na grama
Campeã do WTA 500 de Eastbourne no último sábado, Madison Keys venceu a oitava partida seguida na grama. A norte-americana de 28 anos e 18ª do ranking superou a ucraniana Marta Kostyuk por 6/4 e 6/1.

Keys ainda não perdeu sets em Wimbledon, tendo passado pela britânica Sonay Kartal e pela suíça Viktorija Golubic. Ela tenta repetir sua melhor campanha no torneio, as quartas de final de 2015. Sua próxima adversária virá do duelo russo entre a cabeça 22 Anastasia Potapova e a jovem de 16 anos Mirra Andreeva, que só se enfrentam no domingo, por conta da chuva.

Comentários