Londres (Inglaterra) - Ainda aos 16 anos e em ascensão meteórica, Mirra Andreeva causou mais uma surpresa no circuito profissional e se classificou neste domingo para as oitavas de final de Wimbledon, ao derrotar em sets diretos a número 23 do mundo, a também russa Anastasia Potapova, com parciais de 6/2 e 7/5.
Ela repete a campanha inesperada de Coco Gauff, que também tinha 16 anos quando atingiu a quarta rodada de 2019, e será a adversária da norte-americana e cabeça 25, a experiente Madison Keys, que já fez finais de Grand Slam. O jogo acontece já nesta segunda-feira, porque a partida de Andreeva foi adiada do sábado em função do mau tempo.
Andreeva já havia obtido campanha notável em Roland Garros, onde também precisou disputar o qualificatório e atingiu as oitavas, com derrota apertada justamente para Gauff. Foi então direto para o quali de Wimbledon sem jamais ter disputado um torneio sobre a grama, nem mesmo no circuito juvenil, e avançou à chave.
Atual 102ª do ranking, Andreeva já garante salto de 38 posições e deverá aparecer na 64ª posição após Wimbledon. Se obtiver uma nova vitória, passará então ao grupo das 50 mais bem colocadas.
A jovem russa soma assim sua quinta vitória sobre uma adversária de nível top 50, entre elas sobre Beatriz Haddad Maia em Madri.