Londres (Inglaterra) - Na reedição da final do ATP 500 de Halle, semanas atrás, o russo Andrey Rublev conseguiu se vingar do cazaque Alexander Bublik, mas para isso precisou batalhar por 3h20 e cinco sets, selando a vitória com o placar final de 7/5, 6/3, 6/7 (6-8), 6/7 (5-7) e 6/4. Com o resultado, o cabeça de chave 7 se garantiu nas quartas de final em Wimbledon pela primeira vez na carreira.
Rublev se tornou o nono tenista em atividade e alcançar quartas em todos os Grand Slam, repetindo o que Matteo Berrettini, Marin Cilic, Novak Djkovic, Andy Murray, Rafael Nadal, Kei Nishikori, Jannik Sinner e Stan Wawrinka já fizeram antes. É a oitava vez que ele vai tão longe em um dos quatro principais torneios do circuito e agora o russo tentará uma semi inédita.
Contudo, para conseguir este novo feito, o atual número 7 do mundo terá muito provavelmente que superar na próxima rodada o atual campeão Djokovic, que antes precisa fazer valer o favoritismo nas oitavas contra Hubert Hurkacz. Rublev tem apenas uma vitória em quatro duelos com o sérvio e empata por 2 a 2 no retrospecto com o polonês.
Esta foi a 35ª vitória da temporada do russo, igualando o número do italiano Jannik Sinner, que joga mais tarde. O russo Daniil Medvedev é o recordista de triunfos na temporada (44), seguido pelo espanhol Carlos Alcaraz (43) e pelo dinamarquês Holger Rune (36).
Bublik was all of us watching that point 🤯#Wimbledon pic.twitter.com/uFeoQ02jnH
— Wimbledon (@Wimbledon) July 9, 2023
Abrindo o domingo na Quadra Central, a partida foi o tiroteio que se esperava, com 39 aces para o cazaque e 21 para o russo. Os dois somaram 120 bolas vencedoras, 67 para Bublik e 53 para Rublev, que compensou cometendo menos da metade dos erros não forçados (21 a 52). O vencedor também levou a melhor no aproveitamento de saque (75% contra 71%) e salvou todos os break-points que enfrentou.
Rublev mostrou muita firmeza nos dois primeiros sets, conseguiu uma quebra solitária em cada um deles e abriu 2 a 0 sobre o cazaque. O maior susto para o lado do russo foi uma queda para buscar uma bola, na qual machucou a mão direita. “No final valeu a pena porque cheguei nas quartas de final”, disse o russo na entrevista dentro de quadra.
Veio então a reação de Bublik, que não conseguiu bater o saque do russo, mas manteve os seus serviços firmes até o final das duas parciais seguintes e acabou levando a melhor em dois equilibrados tiebreaks, forçando o quinto set, que também foi disputadíssimo, assim como os quatro anteriores. Rublev elevou o nível, não deu chances ao cazaque e anotou um importante break no sétimo game.
Administrando a vantagem até o final, o russo conseguiu chegar ao match-point com uma linda jogada, aplicando uma passada do fundo da quadra praticamente estirado no chão. “Foi sorte, não imagino que eu consiga fazer isso de novo”, disparou o russo na entrevista em quadra. Ele então fechou a partida desferindo um ace para cima de Bublik para anotar a quarta vitória em cinco duelos entre eles.
The courtside view of that extraordinary @AndreyRublev97 shot 🤩#Wimbledon pic.twitter.com/8gsPxgqXik
— Wimbledon (@Wimbledon) July 9, 2023