Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Vondrousova volta à semi após duas cirurgias
11/07/2023 às 19h41

Vondrousova passou por duas cirurgias no punho desde a final de Roland Garros há quatro anos

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - Semifinalista de Wimbledon, Marketa Vondrousova volta a fazer um excelente resultado em Grand Slam depois de ter passado por muitos problemas físicos nos últimos anos. Desde o vice-campeonato de Roland Garros em 2019, a canhota tcheca de apenas 24 anos já teve que passar por duas cirurgias no punho, e cada uma delas exigiu um tempo de recuperação de aproximadamente seis meses.

"Eu não joguei por seis meses no ano passado, então você nunca sabe o que esperar quando está voltando de lesão. Mas comecei o ano jogando muito bem. Acho que meu jogo não foi tão ruim nesse retorno. Mantive o foco e treinei o máximo que pude. Eu apenas acreditei que poderia estar neste nível novamente", disse Vondrousova, que iniciou o ano ocupando o 92º lugar do ranking e já aparece na 42ª posição. Seu recorde pessoal é o 14º lugar, há quatro anos.

Vondrousova superou nesta terça-feira a número 4 do mundo Jessica Pegula por 6/4, 2/6 e 6/4. Ela já havia superado outras duas cabeças de chave no torneio, Donna Vekic e Veronika Kudermetova. "É uma sensação incrível. Eu estava perdendo no terceiro set e meus pensamentos não eram tão bons, mas lutei durante toda a partida".

"Sinto que o backhand dela não era muito confortável para mim. Ela fica muito baixa, então você não pode fazer muito com isso. As bolas lentas não estavam funcionando. Eu apenas disse a mim mesma: tente talvez bater com mais força e veja o que acontece", acrescentou a tcheca.

A semifinalista também teve sucesso na tentativa de variar o ritmo, combinando curtinhas e lobs, trazendo a rival para a rede. "Eu não tinha muitas vitórias na grama antes, mas conversei com meus técnicos e eles me disseram que eu tinha jogo para isso. Só precisava acreditar e ter a mente aberta".

A partida contra Pegula precisou ser interrompida por chuva, quando a norte-americana liderava o último set por 3/1. A paralisação foi curta, apenas para o fechamento do teto, mas deu tempo para a tcheca ter uma conversa motivadora com a família. "Na verdade, eu nem vi meu treinador. Eu estava sozinha na sala de espera e telefonei para o meu marido. Ele apenas disse: 'Tente lutar. Você está jogando bem. Está fazendo uma grande partida'. Acho que a pausa me ajudou, na verdade".

Semifinal contra Svitolina em Wimbledon
A adversária de Vondrousova na semifinal será a ucraniana Elina Svitolina, ex-número 3 do mundo e atual 76ª do ranking. Svitolina ficou 14 meses afastada do circuito, por conta da gravidez e do nascimento de sua filha no fim do ano passado. A ucraniana retornou ao circuito em abril, ganhou um WTA em Estrasburgo, chegou às quartas em Roland Garros e agora faz semi em Wimbledon, com direito a vitória sobre a número 1 do mundo Iga Swiatek.

"É incrível o que ela fez. Ela recebeu um convite e está na semifinal pouco tempo depois de ter um bebê. Ela é uma lutadora e está jogando muito bem, também fez um ótimo trabalho em Paris", disse a tcheca, que tem duas vitórias e três derrotas contra Svitolina. "Já nos enfrentamos algumas vezes, então nos conhecemos. Ela é convidada este ano, mas está jogando como uma top 10. Não faz diferença para mim. Acho que na semifinal você tem que estar preparada para tudo".

Comentários