Notícias | Dia a dia
Toni: 'Roger e Rafa transcenderam mais que Nole'
12/07/2023 às 08h48

Manacor (Espanha) - A discussão sobre o maior de todos os tempos no tênis sempre gera polêmica e agora foi a vez do espanhol Toni Nadal se posicionar sobre o assunto. Em entrevista a Clay, ele reconheceu que os números do sérvio Novak Djokovic são superiores, mas destacou que o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer são figuras que foram além da modalidade e alcançaram projeções maiores do que 'Nole'.

“Acho que Federer e Nadal transcenderam seu esporte mais do que Djokovic. E Federer transcendeu seu esporte mais do que qualquer outro. Na hora de categorizar quem é o melhor, teríamos que estabelecer padrões claros e sempre um pouco abertos à opinião. Quem é o melhor: o que detém o recorde mundial (Grand Slam) ou o que ganha as Olimpíadas? Não sei”, analisou o tio e ex-treinador de Nadal.

Toni não escondeu sua admiração por Federer e não poupou elogios ao suíço, mas também enalteceu os números expressivos de Djokovic. “Acho que quem conseguiu jogar em um nível melhor e fazer coisas mais difíceis é Federer, quem ganhou mais é Djokovic, mas se fôssemos contar todas as coisas que Rafael não jogou por causa de lesão, ele provavelmente ganharia mais do que os outros”.

O treinador também fez questão de lembrar que o piso preferido de Rafa é o saibro, que tem menos torneios durante a temporada do que as quadras duras. “Bem, Djokovic é melhor porque ganhou mais títulos do que Rafael. Mas temos que considerar uma série de coisas, vivemos um circuito que é sempre disputado em quadras rápidas”, explicou.

“Meu sobrinho sempre joga três Grand Slams na superfície que ele não vai bem e um na superfície que ele vai bem. E sempre jogou todos os Masters (ATP Finals) na superfície em que não se vai bem. Quem ganha o Tour de France? Se os dirigentes colocarem mais montanhas, um tipo de ciclista vencerá, mas se tiver mais contra-relógio, outro tipo vencerá", comparou Toni.

Comentários