Londres (Inglaterra) - Na reedição da última final de Wimbledon, a tunisiana Ons Jabeur se vingou em grande estilo da cazaque Elena Rybakina e tirou a atual campeã no All England Club ainda nas quartas de final de 2023, anotando uma brilhante vitória de virada, em que gastou 1h55 para fechar o jogo com o placar final de 6/7 (5-7), 6/4 e 6/1.
Primeira jogadora a disputar duas semifinais consecutivas em Wimbledon desde a norte-americana Serena Williams, Jabeur garantiu que o Grand Slam britânico terá uma campeã inédita. Ela enfrentará nas semifinais a bielorrussa Aryna Sabalenka, que mais cedo bateu a norte-americana Madison Keys em sets diretos e precisa de apenas mais uma vitória para chegar à liderança do ranking.
Depois de levar a melhor no tira-teima com Rybakina, passando à frente no confronto direto, agora com três vitórias e duas derrotas, Jabeur terá pela frente uma adversária contra quem jogou quatro vezes e venceu só uma. Entre as três vitórias de Sabalenka sobre a tunisiana, uma delas aconteceu também no All England Club, nas quartas de 2021.
Redemption.
— Wimbledon (@Wimbledon) July 12, 2023
In a reverse of last year's final, @Ons_Jabeur defeats Elena Rybakina 6-7(5), 6-4, 6-1#Wimbledon pic.twitter.com/Y5aZtYLEne
A partida foi bastante equilibrada nos dois primeiros sets, mas no terceiro e decisivo Jabeur comandou as ações e cedeu apenas um game para a rival. A tunisiana terminou com 14 bolas vencedoras a mais do que Rybakina (35 a 21) e cometeu dois erros não forçados a menos (18 a 20). Seu desempenho com o saque também foi um pouco superior ao da cazaque (65% contra 58%).
O primeiro set foi de altos e baixos, com Rybakina largando na frente para abrir 3/1, mas depois levando quebras no quinto e no 11º games, com Jabeur chegando a sacar em 6/5 para fechar. Só que a tunisiana perdeu um set-point, acabou quebrada e deixou escapar a parcial, levando a pior no tiebreak.
Sem se abater com a chance desperdiçada, a tunisiana manteve o bom nível no segundo set, que também foi apertado e decidido no detalhe. Ela perdeu três break-points no segundo game e depois salvou três no quinto, para no décimo e último conquistar a quebra que empatou a partida e levou a decisão para o terceiro set.
Jabeur jogou demais na parcial decisiva e logo de cara venceu os três primeiros games da disputa. Depois de sair de 15-40, salvando duas chances de quebra seguidas para confirmar o serviço no quinto game, a tunisiana anotou mais um break e abriu confortável vantagem de 5/1 e saque, precisando apenas confirmar mais um serviço para selar a virada.