Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Finalista, Alcaraz investe na preparação mental
14/07/2023 às 20h40

Alcaraz sofreu com tensão e cãimbras na semifinal de Roland Garros contra Djokovic

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) - Finalista de Wimbledon pela primeira vez na carreira, Carlos Alcaraz reencontra Novak Djokovic pouco mais de um mês depois do duelo na semifinal de Roland Garros. No encontro mais recente, o espanhol reconheceu que entrou em quadra muito tenso por causa do jogo e isso também teve consequências físicas para o tenista de apenas 20 anos. Alcaraz decidiu investir na preparação mental para um novo duelo contra o heptacampeão do torneio e dono de 23 títulos de Grand Slam.

"Para Novak, é apenas mais um momento, mas para mim será o melhor momento da minha vida. Jogar uma final de Wimbledon é algo com que sempre sonhei, ainda melhor contra o Novak. Vai ser muito emocionante, mas vou tentar manter a calma, aproveitar o momento e não sentir tanto nervosismo quanto em Roland Garros. Na França, não gostei nada no primeiro set. Vou me preparar um pouco diferente. Espero não ter cãibras nesta final. Estarei melhor", disse Alcaraz, na coletiva de imprensa desta sexta-feira.

"Tenho uma psicóloga com quem trabalho desde o início de 2020. Ela tem me ajudado muito. Converso com ela sobre a preparação para os momentos importantes. Desta vez, fisicamente, vou fazer o mesmo que em Roland Garros, mas mentalmente vou fazer algum exercício para manter a calma e não ficar nervoso", acrescentou o espanhol, que busca seu segundo título de Grand Slam. Ele é o atual campeão do US Open.

 

Alcaraz tenta defender a liderança do ranking no duelo contra o sérvio e não esconde a admiração pelo adversário de domingo. "Eu cresci assistindo ele e o admiro muito. Como já disse várias vezes, ele não tem pontos fracos, é um jogador realmente completo. Ele não faz nada de errado na quadra. Fisicamente e mentalmente, é uma fera. Mas acredito que posso vencê-lo aqui. Sei que vai ser muito difícil, mas vou lutar. É uma final. Não há tempo para ter medo ou ficar cansado. Se você quer ser o melhor, você tem que vencer o melhor".

Vitória sobre Medvedev na semifinal 
Para garantir sua vaga na decisão, Alcaraz marcou um triplo 6/3 contra o russo Daniil Medvedev na semifinal desta sexta-feira. "A semifinal de hoje foi uma das minhas melhores partidas na grama, provavelmente uma das minhas melhores em qualquer superfície no circuito. A grama pode se tornar meu melhor piso".

"Sempre gostei de jogar aqui, mas mais este ano", comenta o espanhol, vindo de título no ATP 500 de Queen's, em Londres. "Foi muito difícil fechar a partida. Eu tinha que estar muito focado e lutar até a última bola. Ele é um jogador incrível. Tive que mostrar o meu melhor naquele momento difícil e jogar de forma agressiva. Seja eu mesmo o tempo todo e acho que essa foi a chave para encerrar a partida".

Comentários