Bastad (Suécia) - Filho da lenda do tênis Bjorn Borg, o sueco Leo Borg conquistou nesta terça-feira sua primeira vitória em nível ATP. O triunfo inédito veio em duelo 100% da casa no saibro do ATP 250 de Bastad, superando o compatriota Elias Ymer em sets diretos, com o placar final de 7/6 (7-5) e 6/3, depois de 1h44 de confronto.
Atual 437º do mundo, Leo entrou na chave como convidado da organização e com o resultado, o sueco de 20 anos dará um salto de 49 posições, entrando pela primeira vez no top 400. Seu próximo rival será o argentino Federico Coria, que surpreendeu o compatriota Sebastian Baez, cabeça de chave 8, anotando parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 (7-5).
Disputando apenas seu terceiro jogo em nível ATP, Borg só havia vencido jogos em nível future até então, acumulando 13 derrotas em challengers. Nos futures, o sueco tem um retrospecto um pouco melhor, com 58 vitórias e 42 derrotas, conquistando dois títulos em quatro finais disputadas.
O dia não foi bom para os favoritos no saibro de Bastad. Além da queda do oitavo pré-classificado Baez, também ficou pelo caminho o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, que perdeu para o quali eslovaco Jozef Kovalik em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 6/4. Na segunda rodada, o algoz do cabeça de chave 7 enfrentará o austríaco Filip Misolic.
Também vindo do quali, Misolic encarou um duelo equilibrado com o sérvio Dusan Lajovic e conseguiu avançar ao vencer dois tiebreaks, fechando o jogo com 7/6 (7-4) nas duas parciais. Será a primeira vez que o austríaco de 21 anos e atual 139 do mundo vai medir forças com o eslovaco de 30 anos e 159º colocado na ATP.