Notícias | Dia a dia
Budapeste vê final inesperada e campeã inédita
22/07/2023 às 16h54

A ucraniana Kateryna Baindl fez dois jogos duros neste sábado e enfrentará Timofeeva na final

Foto: WTA

Budapeste (Hungria) - Dois tenistas pouco cotadas para o título no início da semana irão decidir neste domingo o WTA 250 sobre o saibro de Budapeste e garantir assim mais uma campeã inédita de torneios desse nível na temporada. A ucraniana Kateryna Baindl enfrentará a russa Maria Timofeeva, que havia perdido no qualificatório mas entrado de última hora como 'lucky-loser'.

Neste sábado, Baindl precisou fazer duas partidas praticamente completas. Pela manhã, derrotou a convidada local Fanny Stollar, por 7/6 (7-5) e 6/3, em jogo suspenso na véspera com apenas dois games disputados, e retornou à quadra pouco depois para reagir duas vezes diante da norte-americano Claire Liu. A ucraniana salvou três set-points na primeira parcial e depois virou de 1/4 para anotar 7/5 e 7/6 (7-3).

Timofeeva por sua vez superou longa batalha contra a argentina Nadia Podoroska e venceu com placar de 7/6 (8-6), 3/6 e 6/3, após 3h11. Aos 19 anos, ela ocupa apenas o 246º posto do ranking nesta semana e nunca havia disputado um WTA antes.

"Não foi nada fácil", afirmou a número 100 do ranking sobre a jornada dupla do sábado. "Consegui me virar muito bem com tudo isso, o que mostra que estou em ótima forma física". Sua única final anterior aconteceu em Taipé, há cinco anos, e ela perdeu para Timea Babos.

"Tudo parece um conto de fadas para mim", afirmou Timofeeva na entrevista de quadra. "Nem posso acreditar que consegui entrar na chave. Estou sem palavras". Ela é a primeira 'lucky-loser' a atingir uma final de WTA desde novembro de 2021 e pode repetir a façanha de Coco Gauff, que ganhou Linz, em 2019.

Comentários