Lausanne (Suíça) - Em seu primeiro torneio desde que entrou no top 100 do ranking mundial, a jovem russa de 16 anos Mirra Andreeva estreou com vitória convincente no WTA 250 de Lausanne, em quadras de saibro na Suíça. Ela precisou de apenas 1h05 para vencer a ucraniana Dayana Yastremska, 145ª colocada, por 6/0 e 6/2.
Andreeva furou os qualis de Roland Garros e Wimbledon, chegando à terceira rodada em Paris e às oitavas em Londres. E com essas duas grandes campanhas, ela agora é 64ª do mundo. No início da temporada, a russa era apenas a 293ª do ranking e disputou o Australian Open como juvenil.
A adversária de Andreeva nas oitavas de final será a húngara Anna Bondar, ex-top 50 e atual 155ª colocada, que derrotou a espanhola Aliona Bolsova por 6/1 e 6/3. O confronto é inédito no circuito e a jovem russa pode alcançar as quartas de final de um WTA pela primeira vez.
Teichmann impede rodada perfeita das irmãs russas
Securing the win on home soil 👏@jilteichmann moves past Erika Andreeva 6-2, 6-2! #LadiesOpenLausanne pic.twitter.com/nra6N3PsNN
— wta (@WTA) July 24, 2023
Irmã mais velha de Mirra, a 156ª do ranking Erika Andreeva perdeu na primeira rodada. A russa de 19 anos foi eliminada pela suíça Jil Teichmann, 124ª colocada, por duplo 6/2. Teichmann pode enfrentar nas oitavas a também suíça Viktorija Golubic ou a francesa Alizé Cornet.
Em duelo russo, a cabeça 8 Elina Avanesyan liderava a partida contra Evgeniya Rodina por 6/2 e 2/0, antes de a rival abandonar. Sua próxima rival pode ser a húngara Reka-Luka Jani ou a francesa Chloe Paquet. Já a argentina Julia Riera venceu a romena Patricia Maria Tig. Nas oitavas, ela pode enfrentar a suíça Celine Naef ou a cabeça 2 italiana Elisabetta Cocciaretto.