Umag (Croácia) - A estreia de Dominic Thiem no ATP 250 de Umag foi com resultado positivo. O austríaco superou nesta segunda-feira o argentino Facundo Bagnis por 6/4 e 7/5 em uma equilibrada partida com 2h02 de duração.
Ex-número 3 do mundo e vencedor de 17 torneios da ATP, Thiem aparece atualmente apenas no 118º lugar do ranking aos 29 anos. Ele perdeu 18 posições na lista divulgada nesta segunda-feira, por ter sido eliminado nas oitavas em Gstaad, em uma semana com semifinal a defender.
O adversário de Thiem nas oitavas será o tcheco Jiri Lehecka, principal cabeça de chave do torneio e 33º do ranking. O confronto diante do jovem rival de 21 anos é inédito no circuito profissional.
Cilic estava sem jogar desde janeiro
How many times do you need to win the point against this guy @cilic_marin?! 🤯#CroatiaOpenUmag pic.twitter.com/BHX1PlhxWE
— Tennis TV (@TennisTV) July 24, 2023
Outro destaque no primeiro dia do torneio foi o retorno de Marin Cilic ao circuito. O croata de 34 anos estava sem jogar desde janeiro por lesão no joelho direito e enfrentou o jovem italiano de 21 anos Flavio Cobolli. Apesar de todo o apoio da torcida pelo tenista da casa, Cobolli venceu por 6/4 e 6/3. O italiano pode enfrentar o compatriota Matteo Arnaldi ou o holandês Jesper de Jong.
Cilic foi campeão do torneio de Umag em 2012 e não disputava o torneio há nove anos. "Este é o torneio onde comecei minha carreira na ATP em 2005. É uma sensação especial poder marcar o meu retorno às quadras justamente aqui", explicou o croata, que atualmente aparece no 100º lugar do ranking.
Croata de 17 anos avança em Umag
Dominant Dino 💪
— Tennis TV (@TennisTV) July 24, 2023
The teenager defeats Ajdukovic 6-1 6-2 for the first ATP win of his career! 🇭🇷#CroatiaOpenUmag pic.twitter.com/AHaCGRBv5W
No duelo entre dois jogadores croatas, o novato de 17 anos Dino Prizmic, 287º do ranking, venceu Duje Ajdukovic, 299º colocado, por 6/1 e 6/2. Ele pode enfrentar o húngaro Zsombor Piros ou o australiano Christopher O'Connell.
Ainda nesta segunda-feira, o japonês Taro Daniel venceu o jovem espanhol Martin Landaluce por 1/6, 7/5 e 6/2. Seu próximo adversário será o também espanhol Roberto Carballes Baena, cabeça 4 do evento. Já o austríaco Sebastian Ofner, terceiro favorito, enfrentará o australiano Alexei Popyrin, que bateu o francês Benjamin Bonzi por 6/4 e 7/5.