Varsóvia (Polônia) - Em apenas seu segundo jogo desde a final de Roland Garros, Karolina Muchova estreou bem no WTA 250 de Varsóvia, em quadras duras. Cabeça 2 do evento na capital polonesa, a tcheca precisou de três sets e 2h32 para vencer a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich por 4/6, 7/6 (7-0) e 6/3.
Atual 18ª do ranking, Muchova só fez uma partida na grama e foi eliminada na estreia de Wimbledon. A tcheca ficou a um game da eliminação nesta terça-feira, quando perdia o segundo set por 5/4, mas venceu a parcial no tiebreak e teve um grande início de terceiro set, em que abriu 3/0 e sustentou a liderança até o fim.
A adversária de Muchova nas oitavas será a eslovaca vinda do quali Rebecca Sramkova, 174ª do ranking, que marcou um duplo 6/2 contra a convidada local Weronika Ewald. No mesmo quadrante, a alemã Tatjana Maria venceu a lucky-loser sérvia Natalija Stevanovic por 6/3 e 6/1. Maria enfrenta a dinamarquesa Clara Tauson, que bateu a ucraniana Daria Snigur por 6/2 e 6/3.
Já a terceira cabeça de chave Katerina Siniakova foi eliminada na estreia. A tcheca perdeu para a britânica Heather Watson por 7/5 e 6/2. Watson enfrenta nas oitavas a bielorrussa Yuliya Hatouka, algoz da francesa Jessika Ponchet por 6/4, 3/6 e 7/5.
Rumos opostos para as jovens tchecas
A jovem tcheca de 18 anos Linda Noskova, 59ª do ranking e cabeça 8, venceu a croata Jana Fett por 4/6, 7/6 (7-4) e 6/3. Noskova enfrenta na próxima fase a eslovaca Viktoria Hruncakova. Elas estão no mesmo quadrante que a número 1 do mundo Iga Swiatek. Também de 18 anos, Linda Fruhvirtova perdeu da italiana Lucrezia Stefanini por 6/2 e 7/6 (7-4). Stefanini encara a britânica Jodie Burrage.
A também tcheca Tereza Martincova eliminou a chinesa Shuai Zhang por 7/6 (7-3) e 6/4. Martincova enfrenta a belga Yanina Wickmayer. Já a chinesa Lin Zhu, cabeça 4 do torneio, venceu a compatriota Xiyu Wang por 6/4 e 6/2, confirmando o duelo com a experiente alemã Laura Siegemund.