Varsóvia (Polônia) - Protagonistas da última final de Roland Garros, Iga Swiatek e Karolina Muchova estiveram em quadra nesta quinta-feira, pela segunda rodada do WTA 250 de Varsóvia. Mas enquanto a número 1 do mundo avançou às quartas do torneio em quadras duras na capital polonesa, a tcheca sofreu uma dura derrota.
Jogando em casa e com grande apoio da torcida, Swiatek confirmou seu amplo favoritismo contra a a norte-americana Claire Liu, 78ª do ranking, marcando um duplo 6/2 em apenas 1h37. Foi a quarta vitória da polonesa sobre Liu no circuito, a terceira só neste ano. A norte-americana já havia atuado mais cedo, completando a vitória na estreia sobre a chinesa Yue Yuan por 7/6 (7-3), 3/6 e 6/2.
Job done in Warsaw 💼
World No. 1 @iga_swiatek charges on at the @BNPP_WarsawOpen! pic.twitter.com/obK10u1URg— wta (@WTA) July 27, 2023
Apesar de enfrentar alguns games longos no saque e salvar quatro break-points no primeiro set, Swiatek não teve o serviço quebrado. Ela conseguiu duas quebras no set inicial e manteve o domínio na parcial seguinte.
Jogando de forma agressiva e dominando os pontos do fundo de quadra, a polonesa saiu vencendo por 4/0. Liu chegou a devolver uma das quebras, mas voltou a perder o saque logo depois. A polonesa fez 20 a 11 nos winners e cometeu 24 erros contra 31, além de ter quebrado cinco vezes o serviço da rival.
Swiatek enfrenta nas quartas a tcheca Linda Noskova, jovem jogadora de 18 anos e 59ª do ranking, que venceu a eslovaca Viktoria Hruncakova por duplo 6/3. O confronto diante da jovem rival é inédito no circuito. Elas se enfrentam às 12h30 (de Brasília) desta sexta-feira.
"Foi um jogo mais difícil do que o placar diz, mas sinto que joguei melhor hoje que na estreia. Fico feliz por ter mantido uma intensidade alta durante toda a partida e aguentado a pressão nos momentos importantes", disse Swiatek, durante a entrevista em quadra.
A líder do ranking também foi perguntada sobre como manter o foco em jogos com grande vantagem no placar. "O tênis é um esporte em que tudo pode mudar muito rápido, e por várias razões. Então, é muito importante identificar o que está dando certo e continuar jogando da mesma forma, independente do placar".
Muchova perdeu quatro match-points
A segunda cabeça de chave e 18ª do ranking Karolina Muchova deixou escapar uma grande vantagem contra a eslovaca vinda do quali Rebecca Sramkova. Em jogo com 3h01 de duração, Muchova chegou a liderar o último set por 5/1 e teve quatro match-points quando sacava para o jogo, mas não aproveitou as chances de fechar e permitiu a virada com parciais de 7/5, 3/6 e 7/5. Sramkova, 174ª colocada, agora enfrenta a alemã Tatjana Maria.
Do mesmo lado da chave, a experiente alemã de 35 anos Laura Siegemund venceu a chinesa Lin Zhu, cabeça 4 do torneio, por duplo 6/4. Siegemund enfrenta a italiana Lucrezia Stefanini, que bateu a britânica Jodie Burrage por 6/4 e 6/1. Ainda nesta quinta-feira, a britânica Heather Watson venceu a bielorrussa vinda do quali Yuliya Hatouka por 6/2, 5/7 e 6/1. Sua próxima rival será a belga Yanina Wickmayer.