Notícias | Dia a dia
Em casa, Swiatek comemora seu 15º título no circuito
30/07/2023 às 10h23

Varsóvia (Polônia) - Em casa, a polonesa Iga Swiatek conquistou neste domingo o 15º título da carreira e o quarto na temporada ao bater com autoridade na final do WTA 250 de Varsóvia a alemã Laura Siegemund, gastando apenas 69 minutos para fechar o jogo com parciais de 6/0 e 6/1.

Depois de precisar completar, mais cedo, sua semifinal contra a belga Yanina Wickmayer, que foi paralisada e adiada por falta de luz natural, Iga teve uma atuação de gala na decisão e dominou completamente Siegemund, vencendo os nove primeiros games da disputa.

Vice-campeã, a alemã de 35 anos havia feito dois jogos no dia anterior. A partida das quartas contra a italiana Lucrezia Stefanini durou 3h26. Já a semifinal diante da também alemã Tatjana Maria teve 2h56 de duração.

A polonesa venceu o primeiro set com um 'pneu', anotando três quebras consecutivas. Com 86% de aproveitamento com o saque, ela perdeu apenas dois pontos em toda a parcial. Do outro lado, Siegemund sofreu com o serviço e venceu só oito pontos, terminando com 36% de aproveitamento.

Mantendo o embalo, a tenista da casa abriu 3/0 no segundo set e deixou muito bem encaminhado o título. Com um novo break no sexto game, ela deu o penúltimo passo que faltava para comemorar a conquista, que veio no game seguinte, fechando no primeiro match-point.

"Quero agradecer ao meu time e à minha família. Não é fácil jogar em Varsóvia, mas estou muito feliz que conseguimos administrar e fazer tudo o que pudemos hoje, depois de um dia muito cansativo ontem. Estou muito feliz por ter feito isso", disse Swiatek em seu discurso de campeã.

A líder do ranking também elogiou o esforço durante a semana de Siegemund, que deve subir mais de 40 posições no ranking de segunda-feira, saindo da 153ª colocação para o 111º lugar. "Laura, o que você fez ontem foi bastante surreal. Não sei se alguém conseguiria sobreviver a isso, mas você sobreviveu. Parabéns por esta campanha, porque foi uma ótima semana".

O título em Varsóvia renderá à tenista da casa uma premiação de US$ 34.228, enquanto que a vice-campeã Siegemund levará para casa um prêmio de US$ 20.226.

Comentários