Notícias | Dia a dia
Svitolina volta a vencer e Azarenka sai aplaudida
01/08/2023 às 00h31

Svitolina repetiu o resultado de Wimbledon e voltou a vencer Azarenka

Foto: Divulgação

Washington (EUA) - Assim como já havia acontecido na grama de Wimbledon no início deste mês, Elina Svitolina voltou a superar Victoria Azarenka e estreou com vitória no WTA 500 de Washington. Convidada para o torneio, a ucraniana marcou as parciais de 7/6 (7-2) e 6/4 em 1h46 de partida nesta segunda-feira. Foi apenas a segunda vitória de Svitolina em sete jogos contra Azarenka pelo circuito.

Não houve um cumprimento entre as jogadoras junto à rede após a partida. Desde o início da guerra na Ucrânia, as jogadoras do país adotaram essa medida como protesto quando enfrentam adversárias nascidas na Rússia ou de Belarus, caso de Azarenka. Para evitar vaias e outras reações negativas do público, mensagens de conscientização foram exibidas nos telões do estádio durante os intervalos. E diferente do que houve no Slam londrino, Azarenka saiu de quadra aplaudida.

Dentro de quadra, Svitolina e Azarenka protagonizaram um primeiro set cheio de reviravoltas. A ucraniana começou melhor, saiu vencendo por 3/0 com duas quebras e praticamente sem perder pontos. Mas no momento em que Svitolina passou a errar um pouco mais, Azarenka reagiu com jogo muito consistente do fundo de quadra e fez cinco games seguidos, virando para 5/3 e 30-0.

Svitolina cresceu na partida, com dois ótimos winners de forehand para devolver a quebra. A ucraniana virou o set para 6/5, mas foi quebrada quando sacava para fechar, cometendo uma dupla falta no break-point. Ainda assim, dominou o tiebreak. Após uma hora de set, ela tinha 9 a 8 nos winners, e 15 erros contra 20 da rival.

O segundo set teve nove quebras de serviço em dez games disputados. Svitolina esteve quase o tempo todo à frente no placar, já que Azarenka não conseguiu confirmar o saque nenhuma vez. Assim, a ucraniana definiu a disputa em sets diretos. Svitolina liderou a estatística de winners por 21 a 16 e cometeu 22 erros não-forçados contra 27 de Azarenka. A partida teve 17 quebras de serviço, 9 a 8 para a ucraniana, em 21 break-points disputados.

A próxima rival de Svitolina será a russa Daria Kasatkina, cabeça 5 do torneio e número 11 do mundo, que venceu a belga Elise Mertens por 6/3 e 7/5. O histórico é amplamente favorável a Svitolina, 17ª do ranking, que venceu os sete duelos anteriores entre elas. A partida mais recente foi este ano em Roland Garros. 

Davis supera Stephens e encara Bencic na segunda rodada
Ainda neste primeiro dia de torneio, Lauren Davis venceu um duelo norte-americano contra Sloane Stephens por 7/6 (10-8), 3/6 e 6/1. Davis é a próxima rival da suíça Belinda Bencic, cabeça 6, que ficou apenas um set em quadra. Bencic liderava o placar contra a russa Anastasia Potapova por 6/5 quando a rival abandonou por lesão no tornozelo esquerdo.

Comentários