Washington (EUA) - Mais uma vez, a ucraniana Marta Kostyuk marcou uma vitória expressiva no WTA 500 de Washington. Depois de ter eliminado a ex-top 5 Bianca Andreescu na estreia, a jovem ucraniana de 21 anos e 34ª do ranking derrubou a francesa Caroline Garcia, segunda cabeça de chave e número 6 do mundo, com parciais de 6/2 e 6/3 em apenas 1h07 de partida.
Esta foi apenas a segunda vitória de Kostyuk sobre uma top 10 na carreira. Ela já havia vencido a grega Maria Sakkari este ano em Wimbledon. Além disso, a ucraniana consegue superar Garcia pela primeira vez em três confrontos.
What a PERFORMANCE 💯@marta_kostyuk stuns No.2 seed Garcia in Washington, DC!#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/kfmWezq67R
— wta (@WTA) August 3, 2023
"Aprendi a ser mais paciente, porque quando era juvenil tudo vinha muito fácil para mim. Estava sempre chegando aos títulos e finais, mas quando você chega ao circuito profissional vê o quanto as meninas lutam e não te dão nada de graça, mesmo que estejam tendo um dia ruim. Então sabia que precisaria lutar e ser paciente hoje", avaliou Kostyuk na entrevista em quadra.
A próxima adversária de Kostyuk será a russa Liudmila Samsonova, atual campeã do torneio e 18ª do ranking e vencedora dos dois duelos anteriores: "Já joguei conta ela algumas vezes, ambas as partidas foram duras. Acho também que ela gosta das condições daqui. Então não será fácil. Aliás, não tive nenhum jogo fácil aqui".
Kostyuk teve amplo domínio das ações no primeiro set, ao conseguir duas quebras e só enfrentar um break-point. A ucraniana era muito mais consistente nos ralis de fundo, enquanto Garcia vinha cometendo muitos erros não-forçados. A dinâmica da partida pouco mudou no segundo set. Por mais que Kostyuk tenha enfrentado alguns games mais longos. Ela não teve o serviço ameaçado e conseguiu duas novas quebras para fechar a partida. Kostyuk fez 14 a 5 nos winners e cometeu apenas 6 erros contra 23 da francesa.