Washington (EUA) - No jogo que encerrou a programação das quartas de final do WTA 500 de Washington, Coco Gauff para superar Belinda Bencic e chegar à semifinal do torneio preparatório para o US Open. Jogando em casa, a jovem norte-americana de 19 anos e número 7 do mundo dominou o duelo contra a suíça, marcando asa parciais de 6/1 e 6/2 em apenas 1h25 de partida.
Gauff tem três títulos de WTA 250, o mais recente deles conquistado em janeiro deste ano em Auckland. Ela também foi finalista de Roland Garros no ano passado. Com isso, ela segue em busca do maior título da carreira.
Magical under the lights 💫@CocoGauff delivers a statement 6-1, 6-2 win against Bencic to reach the semis in DC!#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/wKU8HpoSy4
— Mubadala Citi DC Open (@mubadalacitidc) August 5, 2023
Apesar de a partida ter começado com games longos e chances para os dois lados, Gauff logo assumiu o controle do jogo para dominar o primeiro set. Ela não permitiu a Bencic confirmar nenhum game de serviço e conseguiu três quebras na parcial. A norte-americana fez um winner a mais, 8 a 7, mas cometeu 7 erros contra 15 da suíça.
Logo na abertura do segundo set, Gauff conseguiu mais uma quebra e saiu vencendo por 2/0, mas permitiu o empate depois de ter o serviço quebrado com uma dupla falta. Mas não demorou para que Gauff recuperasse sua vantagem na partida, definindo os pontos em poucas trocas de bola. Quando já liderava por 3/2, a jovem de 19 anos reverteu um 15-40 com uma sequência de ótimos saques para ficar muito perto da vitória.
Houve uma breve interrupção na partida para o atendimento de um espectador que estava passando mal. Na volta, Bencic perdeu outro game de saque, permitindo a Gauff definir a partida com tranquilidade em seu serviço. A norte-americana fez 17 a 14 nos winners e cometeu 16 erros contra 26 da suíça.
Samsonova segue na luta pelo bicampeonato
A adversária de Gauff na semifinal deste sábado, por volta das 17h, será a russa Liudmila Samsonova, 18ª do ranking e atual campeã do torneio. A norte-americana levou a melhor nos dois duelos anteriores, disputados em 2019 e 2021. Samsonova avançou à semifinal depois de vencer a ucraniana Marta Kostyuk por 6/4 e 6/2 em 1h28. A russa liderou a estatística de winners por 17 a 9 e quebrou cinco vezes o serviço da rival.
"É um lugar especial para mim. Estou jogando muito bem. Talvez eu tenha mais sorte aqui", disse Samsonova na entrevista em quadra. "Sabia que precisaria ter paciência, porque ela corre muito e bate muito bem na bola. Não seria fácil jogar com poucas trocas contra ela", avaliou a russa de 24 anos, que quatro títulos e um vice-campeonato no circuito.
A primeira semifinal de Washington acontece às 15h entre Jessica Pegula e Maria Sakkari.