Montréal (Canadá) - Apesar do bom momento no circuito de duplas, Ingrid Martins foi eliminada na estreia de seu primeiro WTA 1000. Ingrid e a bielorrussa Lidziya Marozava conseguiram uma vaga de última hora em Montréal e foram superadas pelas japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara, cabeças 7 em Montréal, por 6/3, 3/6 e 10-4.
Terceira melhor brasileira no ranking entre as especialistas em duplas, Ingrid aparece atualmente no 57º lugar, uma posição abaixo da melhor marca de sua carreira. A carioca de 26 anos conquistou recentemente seu primeiro WTA, na grama de Bad Homburg, e venceu jogos em Roland Garros e Wimbledon. Ela e Marozava aguardam por uma vaga em Cincinnati. Se não for possível, jogam um WTA 125 em Stanford.
Algozes de Ingrid e Marozava nesta segunda-feira, Aoyama e Shibahara têm nove conquistas de WTA jogando juntas. A mais recente foi na grama de 's-Hertogenbosch. Elas podem enfrentar nas oitavas a alemã Laura Siegemund e russa Vera Zvonareva, campeãs de Washington, ou a egípcia Mayar Sherif e a norte-americana Sloane Stephens. No mesmo quadrante estão as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, principais cabeças de chave e atuais campeãs do torneio.
O início de partida foi difícil para Ingrid e Marozava, que sofreram uma quebra logo cedo e saíram perdendo por 3/0. Elas não conseguiram ameaçar o saque das japonesas até o final do primeiro set. Logo no início da segunda parcial, a brasileira e a bielorussa evitaram quatro chances de quebra, três delas no no serviço de Marozava. Na sequência, elas finalmente tiveram uma oportunidade de quebrar o saque das japonesas e abriram 3/1. Aoyama e Shibahara buscaram o empate, mas voltariam a perder o saque pouco depois.
A definição ficou para o match-tiebreak, em que toda a experiência e entrosamento da dupla japonesa fez a diferença. Elas abriraram vantagem cedo e ainda contaram duas duplas faltas de Marozava para estabelecer uma liderança confortável no placar, que foi mantida até o fim da partida.