Montréal (Canadá) - A rodada de jogos muito longos no WTA 1000 de Montréal não poderia terminar de outra forma que não fosse uma batalha de 3h30 e definida só no tiebreak do terceiro set. Elena Rybakina e Daria Kasatkina ficaram em quadra até às 3h da manhã pelo horário local e a cazaque salvou match-point na vitória por 5/7, 7/5 e 7/6 (10-8).
“Estou destruída, pessoal. Muito obrigada por ficarem até tão tarde. É realmente incrível que vocês tenham nos apoiado”, disse Rybakina na entrevista em quadra, muito aplaudida pelos torcedores que ficaram até o final. "Já joguei muitas batalhas duras, mas sinceramente nunca joguei tão tarde. Espero que eu possa me recuperar".
UNRÉAL 🌙
Just short of 3am in Montréal after 3h27m of play, No.3 seed Elena Rybakina comes from a set down to defeat Kasatkina 5-7, 7-5, 7-6(8) and reach the semifinals!#NBO23 pic.twitter.com/kuykyjYxHi— wta (@WTA) August 12, 2023
O jogo teve 20 quebras de serviço, 10 para cada lado e incríveis 45 break points disputados. Mais agressiva em quadra, a cazaque fez 47 a 26 nos winners e contou com seu ótimo saque para disparar 7 aces. Na última quinta-feira, durante o jogo contra Sloane Stephens, ela havia sentido um desconforto no ombro e precisado de atendimento.
Kasatkina chegou a sacar para o jogo duas vezes. A primeira chance foi quando ela liderava o segundo set por 5/4. Já na parcial decisiva, a russa saiu perdendo por 3/0, foi buscar o empate e a virada e sacou de novo para o jogo quando vencia por 6/5.
Spectacular effort 👏
— wta (@WTA) August 12, 2023
Hold your head high, @DKasatkina#NBO23 pic.twitter.com/fzFFF4hh6p
Até mesmo o tiebreak decisivo teve reviravoltas. Rybakina começou melhor e abriu grande vantagem. Mas Kasatkina salvou quatro match-points, três deles seguidos, com direito a um winner de devolução e uma passada espetacular. A russa assumiu a liderança no placar, mas Rybakina escapou com dois ótimos saques abertos e só fechou o jogo na quinta oportunidade.
Quarta colocada no ranking mundial, Rybakina enfrenta a russa Liudmila Samsonova, 18 do ranking, na semifinal de sábado às 19h (de Brasília). A outra semi será entre as números 1 e 3 do mundo, Iga Swiatek e Jessica Pegula, que se enfrentam às 13h.