Belém (PA) - A terça-feira no Brasil Tennis Classic viu a estreia de dois brasileiros favoritos ao título nas quadras rápidas da Assembleia Paraense. O brasiliense Gilbert Klier e o paranaense Fernando Yamacita superaram o forte calor que mais uma vez castigou os jogadores em Belém e avançaram sem sustos. Nesta quarta, a expectativa fica para a estreia de dois jogadores locais diante da torcida. O evento faz parte do circuito ITF World Tennis Tour e distribui US$ 15 mil (R$ 74,5 mil na cotação atual) em prêmios, além de pontos para o ranking da ATP. O Santander é o patrocinador oficial.
Embalado por um título na Tunísia, há cerca de um mês, Gilbert Klier, cabeça de chave 2, não poderia ter começado melhor sua caminhada no ITF M15 de Belém. Jogando debaixo de um sol escaldante de 33ºC, o brasiliense de 23 anos nem precisou terminar sua partida contra o argentino Sean Hess. Com apenas 43 minutos de partida, o atual 787º do ranking liderava o jogo por 6/0 e 1/0 quando o rival desistiu por conta da forte umidade na capital.
“Comecei jogando muito bem, de forma muita sólida, tanto no saque quanto na devolução. Foi muito importante não ter dado muitos pontos de graça, pois ele foi se cansando. Está muito úmido aqui em Belém, então todos os jogadores estão sentindo a parte física. Por isso, a hidratação é muito importante para atuar nessas condições. Eu estou me sentindo muito bem, até porque moro no Rio de Janeiro e recentemente joguei na Tunísia com temperaturas que chegavam a 45ºC”, contou Klier, que volta a jogar apenas na quinta-feira.
Quem também confirmou o favoritismo nesta terça foi Fernando Yamacita, terceiro favorito, que bateu o também argentino Lautaro Agustín Corthey por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3, em 1h32. O atual 804º do mundo aguarda seu adversário nesta quarta e, assim como Klier, também só retorna à quadra daqui a dois dias.
Outros brasileiros que venceram a primeira rodada foram os paulistas Rafael Tosetto e João Marcos Nusdeo. Atual 1082º do ranking, Tosetto passou pelo compatriota Vitor Leal por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5, enquanto Nusdeo, 1298º do mundo, bateu o paranaense Gabriel Sidney por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6 e 7/5. Já o paulista Luis Felipe Sandoval Carvalho caiu diante do mexicano Rodrigo Pacheco, cabeça 4, por 6/2 e 6/1.
Mais 14 brasileiros em quadra
A programação desta quarta-feira terá início às 14h (de Brasília), com entrada gratuita ao público na Assembleia Paraense. Ao todo, 14 jogadores brasileiros estarão em quadra, já que o qualifying viu mais cinco representantes do país avançarem à chave principal.
Destaque para os paraenses Eduardo Lima e David Martins, naturais de Belém e que já estão adaptados às condições na Assembleia. Aos 17 anos, Lima faz o segundo jogo da quadra central - que deve começar por volta das 16h - diante do chileno Miguel Ángel Cabrera, que furou o qualifying.
Martins, de 29 anos, tenta a sua primeira vitória em torneios ITF diante do qualifier Jean-Christian Morandais, de Guadalupe. A partida encerra o dia na quadra central e deve iniciar não antes das 19h.
Quem também joga nesta quarta-feira é o argentino Guido Ivan Justo, cabeça 1 em Belém. O atual 715º da ATP encara o mineiro Pedro Rodrigues a partir das 14h na quadra principal.