Belém (PA) - Quatro brasileiros seguem na luta pelo título do Ano IV - Brasil Tennis Classic, em Belém. Nesta quinta-feira, Gilbert Klier, Fernando Yamacita, Mateo Reyes e João Schiessl avançaram às quartas de final do ITF M15 nas quadras duras da Assembleia Paraense. O torneio distribui US$ 15 mil (R$ 74,5 mil na cotação atual) em prêmios. O Santander é o patrocinador oficial.
Vivendo ótimo momento na temporada após ficar um ano fora de ação por suspensão por doping, o brasiliense Gilber Klier vem em alta após dois meses de ITFs em sequência. Em julho, o tenista de 23 anos se sagrou campeão em Monastir, na Tunísia, em condições parecidas com Belém. Nesta quinta, o atual 787º do ranking bateu o qualifier chileno Miguel Ángel Cabrera por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/1.
Cabeça 2, Klier analisou que a vitória não foi fácil como o placar demonstrou, em especial pelo início na partida. "Comecei um pouco fora de ritmo, não estava sentindo muito bem a bola. Mas a partir do 0/3, prestei mais atenção no meu jogo, na minha tática e as coisas acabaram dando certo. As bolas dele não me incomodavam mais e eu passei a fazer as jogadas de que gosto. Tem sido ótimo estar mais tempo em quadra, pois fiquei um ano fora. Então, é ir jogo a jogo e pregando um passo de cada vez", declarou o segundo favorito ao título em Belém.
Por vaga na semifinal, Klier vai encarar, nesta sexta-feira (18), o colombiano Juan Sebastián Osorio, 1296º do mundo, que surpreendeu o paulista Igor Gimenez, cabeça 5, por rápidos 6/3 e 6/0, em apenas 1h27. O jogo está programado para começar por volta das 18h (horário de Brasília) na quadra central da Assembleia.
Cabeça de chave 3, Fernando Yamacita precisou vencer um árduo primeiro set para encaminhar a vitória sobre o chileno Daniel Antonio Nuñez, 1123º do ranking, por 7/6(3) e 6/0. Agora, o atual 808º da ATP enfrenta Mateo Barreiros Reyes, 896º e cabeça 6, por lugar nas semifinais. Nesta quinta, Reyes não ficou muito tempo em quadra ao ver o juvenil Enzo Lima desistir por desidratação após perder por 6/1 a primeira parcial. O jogo começou por volta das 14h e Belém registrou temperaturas no período novamente acima de 30ºC.
Quem também garantiu vaga entre os 8 finalistas no Brasil Tennis Classic foi o paranaense João Eduardo Schiessl. Atual 998º da ATP, o tenista de 18 anos passou pelo mineiro João Marcos Nusdeo por tranquilos 6/1 e 6/2. Por vaga na semifinal, o 8º favorito em Belém vai encarar o mexicano Rodrigo Pacheco Mendez, 4º cabeça de chave,que derrotou o paulista Rafael Tosetto por 6/4 e 6/2. Já no principal jogo da rodada, o qualifier Jean-Christian Morandais, de Guadalupe, segue a excelente forma e passou pelo juvenil mineiro Pedro Rodrigues por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (7-3) em exaustantes 2h50.
O Ano IV – Brasil Tennis Classic é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de EMS Farmacêutica, Santos Brasil, Alupar, Taesa, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Aberje, Michelob Ultra e INNI Tournament – Bola Oficial. A competição conta também com o apoio da Assembléia Paraense – Sede da competição -, da Federação Paraense de Tênis e integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour. A realização é do Instituto Sports.