Campinas (SP) - Com a presença de Thiago Monteiro e Felipe Meligeni, a 13ª edição do Campeonato Internacional de Tênis será realizada na tradicional Sociedade Hípica de Campinas de 2 a 8 de outubro e com premiação recorde de US$ 130 mil (R$ 633 mil na cotação atual). O evento é o maior challenger em território nacional no calendário da entidade e distribuirá 100 pontos ao campeão. O Santander é o patrocinador oficial da competição.
A lista divulgada pela entidade mostra jogadores de mais de 20 países dos cinco continentes, isso contando a disputa do qualificatório. No topo da relação, destacam-se tenistas dentro do grupo dos 100 melhores do ranking, referências e promessas do Brasil no esporte e também nomes que já levantaram o troféu no saibro de Campinas.
A Argentina, campeã em sete das 12 edições na Hípica, marca passagem com os três top 100 de momento na lista: Juan Manuel Cerúndolo, 91⁰ do mundo, Federico Coria, 96⁰, e Facundo Díaz, 99⁰. O trio já disputa os principais torneios do circuito, como os quatro Grand Slam e Masters 1000. Cerúndolo já conquistou um ATP 250 e Coria bateu na 'trave' em fevereiro quando esteve a um set de conquistar seu primeiro título de grande porte. Vencedor no ano passado após sair do quali, o britânico Jan Choinski retorna ao saibro campineiro e ao lado do argentino Facundo Bagnis, campeão em 2016.
Até o momento, o Brasil está garantido com dois nomes diretamente pelo ranking: o cearense Thiago Monteiro, 116⁰ da ATP e 6⁰ melhor pré-classificado, e o campineiro Felipe Meligeni Alves, 142⁰ do mundo. Monteiro vem em sua 13ª temporada no circuito profissional, acaba de derrotar o número 4 do mundo Holger Rune na Copa Davis e foi vice em Campinas em 2021.
Meligeni vive seu melhor momento e acaba de marcar boa campanha no US Open, onde furou o quali e avançou uma rodada. Em sua terra natal, ele tenta superar a campanha de 2020, quando chegou às semifinais. “Minha meta é entrar entre os 100 melhores do mundo, então sei que o Campinas é fundamental para os meus planos. É um torneio muito especial para mim, por ser o maior challenger do Brasil e por jogar em casa, na frente da minha família e dos meus amigos. Acredito que estou em meu melhor momento, da parte mental, tática e técnica, acabo de jogar chave de Grand Slam. Então, quero aproveitar toda essa confiança para fazer uma bela campanha em casa”, declara Meligeni.
O quali também reserva boas perspectivas para o Brasil. Estão confirmados os paulistas Gustavo Heide, Daniel Dutra da Silva e Matheus Pucinelli, além do gaúcho Eduardo Ribeiro e o pernambucano João Lucas Reis.
Veja a lista de jogadores confirmados para a chave do ATP Challenger de Campinas 2023:
Juan Manuel Cerúndolo (ARG)
Federico Coria (ARG)
Facundo Díaz Acosta (ARG)
Tomas Barrios Vera (CHI)
Thiago Monteiro (BRA)
Alejandro Tabilo (CHI)
Jan Choinski (GBR)
Hugo Dellien (BOL)
Felipe Meligeni Alves (BRA)
Facundo Bagnis (ARG)
Vit Kopriva (TCH)
Francisco Comesana (ARG)
Dalibor Svrcina (TCH)
Luciano Darderi (ITA)
Camilo Ugo Carabelli (ARG)
Andrea Pellegrino (ITA)
Guido Andreozzi (ARG)
Marco Trungelliti (ARG)
Andrea Collarini (ARG)
Santiago Rodriguez Taverna (ARG)
Juan Pablo Ficovich (ARG)
A 13º edição do Campeonato Internacional de Tênis é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de EMS Farmacêutica, Esfera, Hospital Vera Cruz, Lenovo, Atlas Schindler, Alupar, Taesa, Azul Linhas Aéreas – Transportadora Oficial, Trinity, EY, INNI Sports - Bola e Roupa Oficial, Stella Artois Pure Gold, Grupo Placar - Grama Sintética, Aberje, ESPN e STAR+.
A competição também conta com o apoio do Sociedade Hípica de Campinas - Sede do evento - e integra o calendário mundial ATP Challenger Tour 100. A realização é do Instituto Sports.