Zhuhai (China) - No primeiro torneio da temporada asiática a terminar, o russo Karen Khachanov fez valer a condição de cabeça de chave número 1 e se sagrou o campeão do ATP 250 de Zhuhai, batendo o japonês Yoshihito Nishioka na final desta terça-feira com parciais de 7/6 (7-2) e 6/1, depois de 1h42 de confronto.
Este foi o quinto título da carreira de Khachanov, que encerrou um jejum de quase cinco anos. Ele não levantava uma taça desde o Masters 1000 de Paris em 2018. Desde então, o russo chegou a apenas outras duas finais, ficando com a medalha de prata nos Jogos de Tóquio e com o vice em Adelaide 1 no ano passado.
Atual número 15 do mundo, o russo vai ganhar uma colocação e subirá para o 14º lugar no ranking, ultrapassando o canadense Felix Auger-Aliassime. Ele já foi top 10, alcançando o oitavo lugar em 2019. Já o vice Nishioka saltará oito posições e assumirá a 38ª colocação, um pouco abaixo da melhor ca carreira (foi 24º em junho deste ano).
O duelo começou bastante equilibrado e o primeiro set foi definido apenas no tiebreak. Khachanov chegou a abrir 4/2 de vantagem, mas levou uma quebra de volta no oitavo. Sem novas quebras, com o russo convertendo apenas um em quatro break-points e o japonês um em seis, veio o desempate e o principal favorito prevaleceu fazendo 7-2 para largar na frente.
No segundo set, o panorama mudou bastante. Com o placar favorável, o russo dominou as ações, não teve problemas com o saque, passando desta vez sem encarar break-points, e pressionou Nishioka para conseguir duas quebras,uma no quarto e outra no sexto, chegando a vencer cinco games seguidos para selar a vitória.