Pequim (China) - O espanhol Carlos Alcaraz se tornou o primeiro tenista a atingir o total de 60 vitórias na temporada 2023 ao obter uma clara superioridade sobre o italiano Lorenzo Musetti nas oitavas de final do ATP 500 de Pequim. O vice-líder do ranking marcou 6/2 e 6/2.
"Foi um jogo perfeito para mim", comemorou Alcaraz. "`Um tenista pode melhorar a cada dia e estou orgulhoso do nível que joguei. Foi alta qualidade, com grandes golpes e ótima devolução". Ele fechou a partida de 81 minutos com 18 winners. "A chave foi ter começo muito intenso. Tentei levá-lo logo ao limite e nunca deixá-lo confortável".
Com 16 vitórias em 17 jogos de nível 500 na temporada, que lhe deram títulos em Barcelona e Queen's, Alcaraz enfrentará agora o norueguês Casper Ruud, que precisou de enorme trabalho para superar o argentino Tomas Etcheverry, com virada de 1/6, 7/5 e 7/6 (9-7). Ruud chegou a estar 0-4 atrás no tiebreak decisivo no duelo de 2h59.
"Não comecei bem, estava atrapalhado com a sombra sobre a quadra e a posição do sol", explicou Ruud. "Depois da quebra no segundo set eu me senti cada vez mais consistente. Foi uma batalha". Número 10 no ranking da temporada, o norueguês corre atrás de vaga para disputar novamente o ATP Finals.
Alcaraz ganhou todos os três confrontos diante de Ruud até agora, dois deles na quadra sintética, nas finais de Miami e do US Open do ano passado.