Pequim (China) - Faltou pouco para Marcelo Melo e o alemão Alexander Zverev surpreenderam os favoritos do ATP 500 de Pequim. Em rodada de quartas de final, os dois tiveram dois match-points no supertiebreak, um deles com o saque a favor, mas não conseguiram aproveitar a chance.
Dessa forma, eles foram superados pelo croata Ivan Dodig e pelo norte-americano Austin Krajicek, a principal dupla desta temporada, com o equilibrado placar de 7/6 (7-5), 4/6 e 11-9.
Melo e Zverev obtiveram quebra no sétimo game e abriram 5/3 no primeiro set antes de permitir o empate na hora de sacar para concluir a parcial. Aí nunca ficaram à frente no tiebreak, embora tenham evitado quatro set-points.
O segundo set voltou a ser muito apertado. Outra vez a dupla do brasileiro saiu na frente, com 4/1, mas cedeu empate e precisou de nova quebra para finalizar o set e esticar a partida. Dodig e Krajicek fizeram 3-1, 5-2 e 7-4 no match-tiebreak, mas então Melo e Zverev ganharam os cinco pontos seguintes e foram a 9-7. Perderam o serviço para permitir o 9-9 e não se recuperaram mais.
Matos também fora
Depois de surpreenderem os principais cabeças de chave na estreia, o gaúcho Rafael Matos e o português Francisco Cabral foram dominados pelos experientes holandeses Robin Haase e Botic van de Zandschulp e também caíram nas quartas de final do ATP 250 de Astana, disputado sobre piso sintético coberto. O dueto holandês marcou 6/1 e 6/4.
A dupla do canhoto gaúcho desta vez não sacou bem e sofreu três quebras ao longo do primeiro set, sem jamais ameaçar o serviço contrário. O segundo set também vinha muito abaixo mas, depois de verem o placar de 1/4, enfim Matos e Cabral cresceram, recuperaram a quebra e empataram no oitavo game, mas acabaram eliminados no ponto decisivo do 10º game.