Pequim (China) - A polonesa Iga Swiatek e a cazaque Elena Rybakina tiveram apenas um set trabalhoso antes de garantirem classificação para as oitavas de final do WTA 1000 de Pequim. A cabeça 2 precisou esperar a chuva parar antes de eliminar a francesa Varvara Gracheva, por 6/4 e 6/1, e Rybakina aplicou 'pneu' sobre a veterana Tatjana Maria depois de começo equilibrado, fechando por 7/5 e 6/0.
Swiatek não enfrentava Gracheva desde o circuito juvenil, mas Gracheva vem numa temporada consistente, tendo atingindo as oitavas em Indian Wells e Miami. A francesa começou a partida de forma agressiva, forçando winners. Dessa forma, conseguiu encostar de 4/1 para 4/3, mas a polonesa usou seu forehand para manter a vantagem e depois disparar no placar.
Lights out performance 👊@iga_swiatek is into the Round of 16 after defeating Gracheva 6-4, 6-1. #ChinaOpen pic.twitter.com/La4hFDCvmk
— wta (@WTA) October 3, 2023
A agora número 2 do mundo enfrentará agora a compatriota Magda Linette, a quem nunca cruzou antes no circuito. Linette virou em cima de Victoria Azarenka na primeira rodada e jogou apenas quatro games antes de a norte-americana Jennifer Brady desistir por lesão no joelho direito.
Sem jamais ter enfrentado o estilo pouco ortodoxo de Maria, que usa muitos slices até mesmo de forehand, Rybakina encarou um primeiro set trabalhoso. Chegou a abrir 3/1, mas perdeu imediatamente o serviço e a igualdade se manteve até o 12º game, quando então foi muito eficiente nas devoluções e quebrou a alemão de zero. Daí em diante a cabeça 5 dominou.
A adolescente Mirra Andreeva, saída do qualificatório, desafiará Rybakina nas oitavas de final. A russa de 16 anos e número 60 do ranking eliminou a tcheca Barbora Krejcikova na estreia e nesta terça-feira superou a compatriota Anastasia Pavlyuchenkova, por fulminantes 6/2 e 6/1.
Campeã no domingo em Tóquio, a também russa Veronika Kudermetova entrou diretamente na segunda rodada pela regra de 'performance' e levou susto ao perder o primeiro set para a ucraniana Lesia Tsurenko, por 3/6. Mas não perdeu mais games na partida e virou com duplo 6/0 e 6/0. Seu desafio agora será a norte-americana Coco Gauff, campeã do US Open, que esteve muito perto da eliminação antes de superar a croata Petra Martic.