Pequim (China) - Assim como já havia acontecido nos outros três duelos anteriores, Liudmila Samsonova voltou a vencer Elena Rybakina para chegar à final do WTA 1000 de Pequim. A russa superou a cazaque na semifinal deste sábado por 7/6 (9-7) e 6/3 em 1h40 e agora lidera por 4 a 0 nos confrontos contra a atual número 5 do mundo. Ela também tem seis vitórias contra top 10, três delas este ano.
Aos 24 anos, Samsonova é a atual 22ª do ranking e tem como melhor marca da carreira a 12ª posição, alcançada em fevereiro. A russa já conquistou quatro torneios da WTA e esteve em outras duas finais. Esta será sua segunda decisão em torneios de nível 1000. Em agosto, ela ficou com o vice em Montréal, onde também bateu Rybakina na semi, mas foi superada por Jessica Pegula na final no mesmo dia, após uma semana muito prejudicada pela chuva.
Second WTA 1000 final of the season ✌️@LiudaSamsonova sees off Rybakina 7-6(7), 6-3 and will face World No.2 Swiatek in the championship match! #ChinaOpen pic.twitter.com/cYctWjsBuX
— wta (@WTA) October 7, 2023
A adversária de Samsonova na final deste domingo às 8h30 (de Brasília) será Iga Swiatek, número 2 do mundo. A polonesa venceu os dois duelos anteriores entre elas. O primeiro, no saibro de Stuttgart no ano passado, foi bastante equilibrado. Já no início deste ano, Iga dominou o confronto em Dubai e cedeu apenas um game. A polonesa tem 15 títulos no circuito, disputará sua 20ª final e busca o 6º WTA 1000.
O primeiro set da semifinal teve mais de uma hora de duração e apenas uma quebra para cada lado. Embora sejam duas jogadoras de estilo agressivo e golpes potentes, Samsonova teve muito mais iniciativa durante os pontos e isso apareceu na estatística de winners, 23 a 3 contra uma cazaque que estava muito passiva em quadra. Os drop-shots da russa também foram muito eficientes, já que Rybakina não chegava tão bem nessas bolas e às vezes cometia erros já no golpe seguinte.
Can't miss. Won't miss. ✨@LiudaSamsonova | #ChinaOpen pic.twitter.com/ciODg24hdR
— wta (@WTA) October 7, 2023
Samsonova foi a primeira a quebrar e liderou por 5/4, mas foi quebrada de zero e com quatro erros não-forçados. Pouco depois, ela teve que salvar um set-point no 6/5, quando Rybakina errou uma devolução. Em um tiebreak muito equilibrado, a russa só conseguiu fechar o set na terceira oportunidade.
Logo na abertura do segundo set, Samsonova fez duas duplas faltas, mas mesmo assim confirmou o game de serviço. Ela não enfrentou break-points na parcial e aproveitou um game com três duplas faltas da cazaque para conseguir uma nova quebra e sacar para o jogo. A russa fez 33 a 7 nos winners e cometeu 33 erros contra 13 da rival.