Viena (Áustria) - No tão esperado duelo entre Stefanos Tsitsipas e Dominic Thiem, o grego marcou a terceira vitória seguida sobre o austríaco no ano e estreou com vitória no ATP 500 de Viena, em quadras duras e cobertas. Ele marcou as parciais de 7/6 (7-5) e 6/4 em 1h58 de partida. Tsitsipas agora lidera o histórico entre eles por 6 a 5, com direito também às vitórias no saibro de Madri e na grama de Wimbledon na atual temporada.
Número 7 do mundo e quarto cabeça de chave em Viena, Tsitsipas enfrenta nas oitavas de final o tcheco vindo do quali Tomas Machac, 74º do ranking, que venceu o australiano Aleksandar Vukic por 6/3 e 6/1. O confronto é inédito no circuito e Machac, de 23 anos, busca sua primeira vitória contra top 10 na carreira, em sua quinta oportunidade.
Ver essa foto no Instagram
Já Dominic Thiem foi eliminado na estreia em casa pela primeira vez desde 2015. O autríaco de 30 anos e atual 99º do ranking já foi campeão do torneio em 2019 e parou nas oitavas no ano passado. Recuperado de lesão e cirurgia no punho, o ex-número 3 do mundo voltou ao top 100 depois de avançar uma rodada no ATP da Antuérpia na última semana.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
Tsitsipas teve ótimo desempenho no saque, ao disparar 10 aces, enquanto Thiem teve apenas 3. Além disso, o grego escapou dos três break-points que enfrentou em toda a partida. Depois de um primeiro set dominado pelos sacadores e vencido por Tsitsipas no tiebreak, a segunda parcial começou com o grego escapando de duas oportunidades de quebra e aproveitando sua primeira chance logo depois para abrir 3/1 e não ter mais o serviço ameaçado até o fim do jogo.
Eficiente nas subidas à rede, Tsitsipas venceu 72% dos pontos, ligeiramente à frente dos 68% de Thiem. Nos winners, o grego somou 31 contra os 25 do rival, demonstrando sua capacidade de ser agressivo. Por outro lado, o austríaco cometeu apenas 7 erros não forçados, enquanto Tsitsipas acumulou 9.
Dimitrov supera Musetti na estreia, Medvedev e Sinner jogam na quarta
Done and dusted ✅@grigor_dimitrov seals a 6-3 6-4 victory over Musetti#ErsteBankOpen pic.twitter.com/2h8qrZ1DCb
— Tennis TV (@TennisTV) October 24, 2023
Quem também estreou com vitória foi Grigor Dimitrov. O búlgaro superou o jovem italiano de 21 anos Lorenzo Musetti por 6/3 e 6/4. Vindo de uma boa campanha até a semifinal em Xangai, Dimitrov está com 32 anos e ocupa a 17ª posição do ranking. Seu próximo adversário pode ser o russo Daniil Medvedev, principal cabeça de chave e número 3 do mundo, que estreia nesta quarta-feira, por volta de 10h30 (de Brasília) contra o jovem francês de 19 anos e 38º do ranking Arthur Fils.
Já o italiano Lorenzo Sonego, que entrou na chave como lucky-loser venceu o argentino Francisco Cerúndolo por 6/4, 5/7 e 6/2. Sonego pode enfrentar o também italiano Jannik Sinner, cabeça 2 em Viena e número 4 do ranking, ou o norte-americano Ben Shelton, 15º colocado e vindo de título em Tóquio. Os dois duelam a partir das 12h30 desta quarta. Há duas semanas, em Xangai, Shelton derrotou Sinner em três sets.