Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) - Após garantir a classificação antecipada para as semifinais da Copa Cosat 12 anos, o Brasil confirmou a liderança dos grupos A nas categorias masculina e feminina. Em Santa Cruz de la Sierra, os meninos venceram o México, por 3 a 0, enquanto as meninas bateram a Bolívia, por 2 a 1.
Em busca das finais da competição, as equipes retornam às quadras nesta sexta-feira (10), às 10h (horário de Brasília). O time masculino enfrenta a Argentina, enquanto o time feminino tem duelo marcado contra a Colômbia.
No confronto feminino, as brasileiras não deram chances para as anfitriãs do torneio. Flávia Cherobim trouxe a vantagem com a vitória sobre Alexa Garcia, por 6/1 6/2. Na sequência, Manuela Banietti confirmou o ponto para o Brasil após superar Maria Laura Sejas, por 6/0 6/1. Nas duplas, Banietti e Martina Mattos foram derrotadas por Sejas e Catalina Gonzales, por 7/5, 4/6 e 10-7.
Com a liderança na mão, o capitão da equipe feminina, Douglas Oliveira, falou que o foco é chegar ainda mais longe. "Conseguimos o nosso primeiro objetivo que era classificar para a semifinal em 1° lugar no grupo. Agora vamos descansar e manter a concentração para buscar a final da Copa", comentou.
Entre os meninos, o confronto foi equilibrado contra os mexicanos. Primeiro, Nicolas Duarte venceu Patrício Alvarez, por 7/5 6/2. Já Miguel Ferraz precisou suar para confirmar a liderança brasileira, na vitória diante de Matias Gutierrez, por 6/4, 1/6 e 10-1. Nas duplas, Ferraz e Dante Monte aumentaram a vantagem brasileira contra Gutierrez e Christian Limones, por 6/4, 6/7 e 10-6.
Com a classificação de forma invicta, o capitão Eder Barboza traçou um panorama do duelo contra os argentinos. “Será um desafio contra a Argentina, mas a equipe está confiante e evoluindo em quadra. Vamos lutar para buscar mais essa vitória”, completou.