Turim (Itália) - Principais favoritos ao título no ATP Finals, o croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek derrotaram os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni com parciais de 6/4 e 6/2, depois de 1h17 de jogo, e terminou o primeiro dia na liderança do Grupo Verde. A partida que abriu a competição ficou marcada pelo uso da tecnologia.
No quinto game do segundo set, Gonzalez, que estava a menos de um metro da rede, acertou um voleio de backhand no meio da quadra. A árbitra de cadeira Aurelie Tourte marcou um toque em Krajicek, que tentou tirar sua raquete do caminho enquanto a bola passava voando, porém o lance foi desafiado e o replay mostrou que o norte-americano não havia tocado na bola.O ponto foi então jogado de novo.
“É incrível para nós, jogadores, ter essa análise de vídeo disponível, especialmente em duplas, onde as coisas acontecem tão rápido. Obviamente também é muito difícil para os árbitros tomarem a decisão certa em algumas situações difíceis como dois quiques e, em particular, o toque na raquete como o de hoje, que foi anulado. Esse tipo de coisa pode influenciar uma partida”, disse Krajicek.
A vitória de Dodig e Krajicek em sets diretos somada ao triunfo da parceria do espanhol Marcel Granollers com o argentino Horacio Zeballos por 2 sets a 1 sobre o mexicano Santaigo Gonzalez e o francês Edouard Roger-Vasselin garantiram a liderança do grupo para o croata e o norte-americano.
Zeballos e Granollers mostraram força na estreia, saíram perdendo e conseguiram se recuperar, vencendo de virada com o placar final de 2/6, 6/3 e 10-7, depois de 1h29 de confronto. Eles agora vão enfrentar Dodig e Krajicek na terça-feira, enquanto as duas duplas que perderam, Gonzalez/Molteni e Gonzalez/Vasselin farão a outra partida do dia, valendo a sobrevivência na competição.