Turim (Itália) - Atuais campeões de duplas no ATP Finals, o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury estão de volta à decisão em Turim. Eles venceram a semifinal deste sábado contra o mexicano Santiago Gonzalez e o francês Edouard Roger-Vasselin por 7/6 (7-5), 3/6 e 10-7.
Ram e Salisbury jogam juntos desde 2019 e já venceram 12 torneios. Além do título do último Finals, eles se destacaram pelo tricampeonato consecutivo do US Open, em 2021, 2022 e 2023. Na atual temporada, também venceram os torneios de Lyon e Viena.
Stacking Up Wins like… 🧱
Ram/Salisbury defeat Gonzalez/Roger-Vasselin 7-6 3-6 10-7 extending their win streak in Turin to 9 matches!
They meet Granollers/Zeballos in the #NittoATPFinals FINAL pic.twitter.com/CGGyQL79HX— Tennis TV (@TennisTV) November 18, 2023
Veterano de 39 anos e atual número 11 do ranking entre os especialistas em duplas, Rajeev Ram já acumula 29 conquistas no circuito. Já Salisbury, de 31 anos, é ex-número 1 de duplas e atualmente está no 12º lugar do ranking. Ele tem 15 títulos de ATP. A última dupla a vencer em duas edições seguidas foi a de Henri Kontinen e John Peers, em 2016 e 2017.
Os adversários na final deste domingo às 11h (de Brasília) serão o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos, que já conquistaram oito títulos juntos desde 2019. As duas parcerias finalistas estão invictas, e desta forma lutam por 1.500 pontos no ranking e o prêmio em dinheiro de US$ 943.650.
Friendly fire 🫢#NittoATPFinals pic.twitter.com/Y9PxnanfSQ
— Tennis TV (@TennisTV) November 18, 2023
"Tivemos alguns jogos muito difíceis esta semana. Nem sempre jogámos o nosso melhor, mas conseguimos passar e parece que há algo especial a jogar aqui. É fantástico jogar mais uma final aqui amanhã", disse Salisbury após a partida. Ele e Ram tiveram três jogos definidos só no match tiebreak durante a semana.
A primeira parcial deste sábado foi inteiramente sem quebras, Ram e Salisbury tiveram um set-point quando venciam por 5/4, mas só conseguiram fechar no tiebreak. Gonzalez e Vasselin dominaram o segundo set, conquistando uma quebra e perdendo apenas três pontos nos games de serviço. A definição ficou para o match-tiebreak, em que os atuais campeões abriram 4-1 e não perderam pontos no saque até o fim do jogo.