Rio de Janeiro (RJ) - Em noite irreconhecível, Serena Williams deu adeus aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A número 1 do mundo caiu para a 20ª colocada ucraniana Elina Svitoina, de apenas 21 anos, por 6/4 e 6/3 nas oitavas de final da competição.
A queda de Serena Williams impede que haja uma bicampeã olímpica na chave feminina, desde que o tênis voltou ao programa dos Jogos em 1988. Nas quartas de final, Svitolina enfrenta a canhota tcheca Petra Kvitova, contra quem tem duas derrotas e uma vitória.
Apesar de dominar os winners do set inicial por 12 a 2, Serena acumulou 15 erros não-forçados. Quebrada logo em seu segundo game de serviço, a americana buscou o empate de imediato, mas voltaria a perder o saque no sétimo game. Svitolina não sentiu a pressão e confirmou o saque com tranquilidade mais duas vezes.
A situação ficou ainda mais difícil para a número 1 do mundo com uma quebra a favor de Svitolina no início do segundo set após winner de devolução. Serena buscou o empate no sexto game, mas logo depois fez cinco duplas-faltas, sendo três seguidas e sofreu sua segunda quebra na parcial.
Sacando para permanecer viva na disputa, Serena começou o nono game com mais duplas-faltas e ficou em 0-40. Mesmo salvando dois match points, a líder do ranking voltou a dar ponto de graça e se despediu dos Jogos. Apesar de liderar a contagem de winners por 26 a 9, Serena cometeu 37 erros contra 17 de Svitolina.