fiogf49gjkf0d
Thomaz Bellucci, Pablo Cuevas, David Goffin Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Thomaz Bellucci, Pablo Cuevas, David Goffin Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Thomaz Bellucci, Pablo Cuevas, David Goffin tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/bellucci/0809_rio_fore_lado_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/bellucci/0809_rio_fore_lado_int.jpg" />Rio de Janeiro (RJ) - Empurrado por quase 10 mil torcedores, que lotaram a Quadra Central do Centro Olímpico de Tênis na Barra da Tijuca, Thomaz Bellucci garantiu lugar nas oitavas de final do torneio masculino de simples no Rio de Janeiro. O número 1 do Brasil e 54º do mundo superou o cabeça 11 uruguaio Pablo Cuevas por 6/4, 3/6 e 6/3 em 2h22 de disputa.
Foi a terceira vitória de Bellucci contra Cuevas, sendo que os triunfos brasileiros aconteceram apenas em quadra duras. O uruguaio venceu dois jogos de ATP no saibro, além de um encontro em challenger e outro em future no mesmo piso. O canhoto paulista ainda encerrou série de dez vitórias seguidas do uruguio no Brasil.
Nas oitavas de final, Bellucci desafia o cabeça 8 belga David Goffin, por volta das 15h30 (de Brasília) desta quarta-feira na quadra 1. Goffin levou a melhor em dois dos três duelos anteriores.
Bellucci fez um primeiro set bastante consistente, com bons saques e domínio dos pontos construídos do fundo de quadra. O paulista perdeu apenas seis pontos sacando, sem enfrentar break points, e cometeu somente três erros não-forçados contra 13 de Cuevas. A primeira quebra veio ainda no quarto game e vantagem aumentou no oitavo.
Cuevas conseguiu variar mais no início do segundo set para minar a potência dos golpes do brasileiro. O uruguaio conseguiu sua primeira quebra no terceiro game da parcial após três erros de Bellucci e se manteve à frente mesmo após fazer uma dupla-falta e errar três bolas no oitavo game e forçou o terceiro set.
A parcial decisiva começou com Bellucci confirmando o saque, seguido por um longo game que Cuevas salvou cinco break points. Cada vez mais, o uruguaio partia apostava em slices e esperava por erros do brasileiro e só arriscava com seu belíssimo backhand nos pontos em que tinha o saque ameaçado.
Bellucci quebrou no quarto game, abriu 4/1 e teve um break point para aumentar a vantagem, mas não concretizou e ainda perdeu o saque com uma dupla-falta. O canhoto paulista recebeu atendimento para o pé direito, que já havia incomodado no jogo de duplas no dia anterior, e voltou a quebrar após série de erros do uruguaio no game seguinte. Sacando para o jogo, Bellucci salvou um break point e precisou de duas chances para selar a classificação.