fiogf49gjkf0d
Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d tênis" /> fiogf49gjkf0d 2016/duplas/nadal_lopez_rio_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2016/duplas/nadal_lopez_rio_int.jpg" />Rio de Janeiro (RJ) - O espanhol Rafael Nadal poderá se tornar apenas o segundo tenista da Era Profissional a conquistar medalhas de ouro de simples e de duplas nos Jogos Olímpicos. Campeão de Pequim há oito anos, ele e o parceiro Marc López avançaram nesta quinta-feira para a final do torneio do Rio, ao derrotar os canadenses Vasek Pospisil e Daniel Nestor, por 7/6 (7-1) e 7/6 (7-4).
Os adversários na decisão marcada para a noite desta sexta-feira serão os romenos Horia Tecau e Florin Mergea, aqueles que eliminaram os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares nas quartas de final. Os cabeças 5 superaram nesta quinta-feira os norte-americanos Steve Johnson e Jack Sock, por 6/3 e 7/5. Dessa forma, o bronze ficará entre as duas parcerias perdedoras da semi.
Desde que o tênis voltou ao calendário olímpico, nos Jogos de Seul de 1988, apenas o chileno Nicolás Massú conquistou medalhas de ouro em simples e duplas, incrível feito obtido nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. O suíço Roger Federer chegou na final das duas especialistadas, mas ficou com ouro em Pequim e prata em Londres.
Os feitos de Nadal poderão se multiplicar nos Jogos do Rio, já que ele ainda está nas quartas de final de simples e, em caso de vitória sobre Thomaz Bellucci, terá chance de disputar medalha. E ainda estreará nesta quinta-feira na chave de duplas ao lado de Garbine Muguruza.
A Romênia jamais ganhou medalha em torneios de tênis nas Olimpíadas, enquanto a Espanha só tem uma de ouro, justamente a de Nadal, porém 11 no total.