Se você é um tipo de ser humano sedentário e quer ficar mais saudável em 2021, pode aprender a jogar beach tennis ou tênis. Além de fácil e divertido, você tomará sol, melhorará seu sistema cardiovascular e fará muitos amigos!
Se você já pratica tênis ou beach tennis, é importante colocar metas nos aspectos do jogo que te desafiam mais, sejam eles técnicos, táticos ou relacionados às emoções e ao preparo físico.
Com minhas alunas de tênis Sonia e Marcia Schmalz, há alguns
anos pedi que anotassem pelo menos um objetivo de cada categoria para o ano.
Vamos exemplificar:
1 - Técnico: melhorar meu segundo saque
(mais spin, mais profundidade, mais potência);
2 -Tático:
aprender a antecipar os balões e cortar o tempo da minha adversária
com um 'swing volley';
3 - Emocional/ Mental: aprender a ser
mais assertiva com adversárias que erram constantemente as
marcações de bolas dentro e fora;
4 - Preparação
Física: melhorar a força da musculatura do ombro (rotador interno) e
minha capacidade de aguentar partidas mais longas.
As metas de resultados são importantes também.
É importante que essas metas sejam bem realistas, de acordo com o seu
nível de jogo e com suas possibilidades de tempo para disputar
torneios.
Os torneios dos quais você pode participar são: dentro da sua academia ou clube, dentro da sua cidade, em seu estado, no Brasil e no exterior.
Se você participa de torneios e perde SEMPRE na primeira rodada, significa que o nível do torneio está muito acima das suas possibilidades no momento. O ideal é vencer pelo menos duas partidas antes de perder.
Se você não se incomoda com as derrotas, maravilha, mas de qualquer modo pode ser interessante mesclar as competições federadas com torneios internos ou amistosos interclubes ou inter-academias.
E as metas podem começar com: "quero vencer minha primeira partida num torneio", passar por "quero ficar entre os dez melhores da minha academia", e chegar a "quero entrar numa universidade nos EUA com bolsa integral".
Seu professor ou treinador poderá te ajudar a criar metas bem específicas e motivantes. E a pergunta que não quer calar:
Quais suas metas para 2021?