Olá amigos tenistas, tudo bem com todos?
Esta é a primeira coluna do ano e ele já começou com tudo! Hoje, iremos comentar uma particularidade vivida no início deste ano. Iremos falar sobre a atuação do fisioterapeuta na equipe de um tenista durante uma semana de torneio.
O fisioterapeuta atua durante a semana toda. Seu apoio passa pela concentração pré-jogo, a partida (vibrando e passando muita energia positiva a cada jogada) e, principalmente, no processo de recuperação durante o resto do dia, em que chegamos a ficar mais de quatro horas juntos, realizando os procedimentos.
O processo inicia-se pela manhã, com um café reforçado com a equipe, no hotel mesmo, onde o clima de descontração e amizade é presente. Após a refeição matinal, é traçado o planejamento do dia, com a definição da atuação e horários de todos do staff, desde a hora em que o atleta irá treinar em qual quadra, até o horário do pernoite.
O fisioterapeuta atua no acompanhamento dos treinos de aquecimento e alongamento prévio, cerca de uma hora e meia antes da partida. Após este aquecimento, inicia-se o processo de concentração, em que, muitas vezes, nos reunimos com o atleta e realizamos intervenções como: aplicação de bandagens, alongamentos e técnica para liberação muscular.
Durante a partida, ficamos na arquibancada, sempre lado a lado com o atleta, torcendo e vibrando muito! Após o jogo, reencontramos o atleta para realizar um alongamento leve, apenas para auxiliar no processo de recuperação e auxiliar no rebaixamento da adrenalina. Após alguns minutos, inicia-se o protocolo de recuperação imediata: realizamos um processo de imersão no gelo e recuperação muscular. Isto requer muita criatividade e disposição pois nem sempre temos os materiais sonhados em mãos e assim a criatividade e conhecimento do fisioterapeuta são testados.
Terminamos o dia com uma sessão de hidroterapia e com o processo de regeneração muscular, com eletroterapia e massagem. E assim, estamos prontos para mais uma batalha dentro de quadra.
Esta experiência que vivi foi ótima e há vários exemplos no circuito de parcerias de muito sucesso, como por exemplo: Rafael Nadal e seu fisioterapeuta e amigo Rafael Maymó, companheiros nos diversos torneios e em todas as situações, boas ou ruins (como no caso de uma lesão). O dia-a-dia com o atleta fortalece a relação e auxilia e muito no seu desempenho durante a semana.
Agradecimentos especiais ao Thiago Alves, que retornou a sua boa forma e conquistou o titulo do Aberto de São Paulo, ao Emerson Lima (Negão), que nos apoiou e muito durante toda a semana, e ao técnico Oswaldo, que com palavras certas nos apoia a cada momento.