Olá amigos, hoje iremos falar sobre a tão temida "Lesão no joelho". Todo atleta, independente de idade e nível técnico, tem medo desta frase. Podemos acompanhar o que uma lesão no joelho pode causar, como no caso de Rafael Nadal, que mais uma vez se vê afastado das quadras devido a uma lesão nesta articulação tão exigida no tênis.
Dentre as lesões no joelho, temos algumas mais comuns: lesões ligamentares, a Síndrome patelo-femoral, lesões de meniscos e processos inflamatórios em geral. O melhor tratamento para as lesões no joelho é a própria prevenção da lesão, ou seja, o melhor tratamento da lesão é não tê-la.
Segue abaixo um modelo de protocolo de prevenção básico de lesão adotado pelo Departamento de Medicina Esportiva e Ciência da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Aquecimento: realize cerca de 15 minutos de bicicleta ergométrica horizontal sem carga e de forma lenta.
Exercício 1 (Extensão de joelho)
(fig1)
Execução: estenda a perna, permaneça por 3 segundos e depois relaxe. Este exercício pode ser executado em 3 séries de 15 repetições.
Exercício 2 (Isometria de quadríceps)
(fig2)
Posicione os pés na largura dos ombros e realize a flexão do joelho.
Este exercício pode ser executado em 3 séries de 15-25 segundos, lembrando que quando é feita a flexão do joelho, que a patela (rótula) do joelho não ultrapasse a ponta dos pés.
Exercício 3
(fig3)
Posição inicial, com apenas uma das pernas em cima do step, em seguida realizará a flexão desta até a patela se alinhar com a ponta do pé. Após, realize a subida de forma lenta
Realize este exercício em 3 séries de 20 repetições em cada perna
Exercício 4
(fig4)
Em cima de uma pequena rampa, com os pés ligeiramente afastados, tire um pé da rampa e se apóie somente em um. Em seguida, realize a flexão da perna até a patela se alinhar com a ponta do pé. Após, realize a subida de forma lenta.
Realize este exercício em 2 séries de 20 repetições em cada perna
Desaquecimento: desaqueça a musculatura com mais 10 minutos de bicicleta ergométrica horizontal. E finalize com um leve alongamento muscular passivo das pernas.
Bem, amigos, esta é uma parte de um protocolo utilizado por atletas profissionais, que podemos levar para o nosso dia a dia.
Lembrando que o acompanhamento por profissionais competentes é recomendado para um resultado eficaz de todo o tratamento.
Procure sempre seu médico, fisioterapeuta e seu preparador físico.
Um forte abraço.
Referência e fotos - Créditos ITF Tennis