Bogotá (Colômbia) – A equipe feminina do Brasil venceu o Equador e se classificou em segundo do grupo A no Campeonato Sul-americano de 16 anos por equipes. Com o placar de 2 a 1, o time ganhou o direito de decidir neste sábado uma vaga na Fed Cup Júnior contra o Uruguai.
Luiza Fullana iniciou o confronto perdendo para a equatoriana Mell Reasco, por 6/2 e 6/0. No segundo jogo de simples, Ana Luiza Cruz derrotou Ana Leon por 7/5 e 6/4. Nas duplas, Cruz e Fullana venceram Reasco e Lilliegren por 7/5, 2/6 e 10-7.
“Foi mais um confronto duríssimo, como todos no grupo. Mas sempre mantivemos a esperança de classificar para poder disputar a vaga para o Mundial. As meninas estão de parabéns. Hoje vamos pra cima do Uruguai”, disse o técnico Roberto Carvalho.
Já classificado para a Davis Cup Junior em Budapeste no mês de setembro, a equipe masculina venceu nesta sexta-feira o Uruguai por 2 a 0 e terminou invicta na chave de grupos do Sul-americano. Neste sábado o Brasil decide o título contra a Argentina, que terminou em primeiro no grupo B.
O mineiro João Ferreira venceu na primeira partida o uruguaio Emiliano Troche por 6/3 e 6/2. Em seguida, Matheus Pucinelli derrotou Francisco Llanes por 6/2 e 7/5. Neste duelo não ocorreu o jogo de duplas, pois o Uruguai desistiu.
“Tivemos uma atuação impecável nesta fase de grupos. Vencemos todos os encontros por 3/0. Estamos crescendo a cada jogo. Sou afortunado por estar com uma equipe com jogadores tão competentes”, concluiu o técnico Roland Santos.
Título de duplas - As paranaenses Vitória Okuyama e Nathalia Gasparin conquistaram neste sábado o título de duplas no torneio juvenil de Plovdiv, na Bulgária, que tem pontuação como G2 no ranking internacional. Elas venceram na decisão a alemã Linda Puppendahl e a búlgara Gergana Topalova, por 7/5 e 6/4.