Nottingham (Inglaterra) - Reconhecida como uma das jogadoras mais perigosas quando a temporada feminina chega às quadras de grama, Tsvetana Pironkova já igualou seu melhor resultado do ano ao atingir as quartas de final em Birmingham. Nesta quarta-feira, ela venceu a japonesa Kurumi Nara por 6/3 e 6/2.
Pironkova já foi semifinalista de Wimbledon em 2010 e chegou às quartas no ano seguinte. A campanha em Nottingham já repete o desempenho que a búlgara teve no piso duro de Doha, em fevereiro. Em busca da primeira semi do ano, a ex-número 31 e atual 126ª pode enfrentar a tcheca Lucie Safarova ou a taiwanesa Su-Wei Hsieh.
Quem também avançou foi a australiana Ashleigh Barty, jovem de 21 anos e 88ª do rankkng, que marcou 6/2 e 6/1 contra a croata Jana Fett. Barty, que já foi campeã juvenil em Wimbledon, pode enfrentar a principal favorita Johanna Konta, que enfrenta a belga Yanina Wickmayer nesta quinta-feira.
Ainda nesta quarta-feira, a norte-americana Kristie Ahn passou com 6/3 e 6/1 pela polonsa Magda Linette, enquanto croata Donna Vekic fez 6/3 e 6/4 contra a norte-americana Julia Boserup. Nas quartas, Ahn pode enfrentar a compatriota Alison Riske ou a eslovaca Magdalena Rybarikova. Já Vekic aguarda o confronto entre a americana Christina McHale e a grega Maria Sakkari.