Londres (Inglaterra) - O estreante NextGen Finals, torneio criado pela ATP que acontece pela primeira vez em 2017 e que reunirá os oito melhores jogadores com 21 anos ou menos, terá uma inovação. O evento contará apenas com o juiz de cadeira e as marcações de linha serão feitas todas pela tecnologia do 'Hawk-Eye'.
Uma tecnologia inovadora permitirá que o sistema de desafio, normalmente utilizado pelos jogadores quando há uma marcação duvidosa, aconteça em tempo real e assim avise diretamente ao juiz de cadeira se a bola foi fora, deixando de lado a necessidade de haver juízes de linha.
As chamadas de bola fora não aparecerão apenas para o árbitro principal, mas também para todos no estádio através dos placares eletrônicos. As câmeras e a eletrônica também vigiarão os tenistas em relação às invasões na hora de saque, o 'foot-fault'.
"Isso pode ser um momento histórico para o nosso esporte. Nossos atletas trabalham muito duro e merecem as marcações mais precisas possíveis. A tecnologia chegou a um nível que nos sentimos confortáveis de implementar esse sistema no NextGen Finals", disse Gayle David Bradshaw, vice-presidente executivo de regras e competições da ATP.