Florianópolis (SC) - A categoria 14 anos que garante vaga para que o campeão dispute, em Londres, a final do Le Mondial Lacoste no mês que vem, foi a primeira a apontar os finalistas da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. Em duelos marcados por confrontos entre tenistas de mesmas equipes, os catarinenses Pedro Boscardin e João Loureiro, no masculino, e as paulistas Lorena Cardoso e Ana Candiotto, no feminino, vão decidir quem receberá o troféu de campeão nas quadras do JUSC (Jurerê Sports Center), em Florianópolis.
A Copa Guga Kuerten Infantojuvenil integra a 9ª Semana Guga Kuerten. Distribui pontos para os rankings brasileiro, sul-americano e mundial, e encerra neste domingo, dia 15 de outubro, quando serão conhecidos os campeões nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.
Tricampeão da Copa Guga Kuerten, nas categorias 9, 10 e 12 anos, Pedro Boscardin superou o paulista Richard Gama, por 6/1 e 6/3. “Comecei jogando firme, fazendo as jogadas certas. Meu adversário não estava em seu melhor dia”, avalia o principal favorito do torneio.
Se no primeiro set a vitória veio fácil, no segundo, um susto. “Comecei mal, perdi o foco, ele abriu 2 a 0 e eu ganhei um game bem importante, no 2 a 1. Essa era uma hora perigosa, porque eu não estava jogando bem”. E, nesse ritmo, Pedro fechou o jogo. Agora enfrenta o amigo e companheiro de equipe João Loureiro. Na final, Boscardin “espera um jogo duro”.
Loureiro, cabeça-de-chave número 2, venceu o paulista Gabriel Generoso, quarto favorito, em parciais de 6/0 e 6/2. “Joguei bem toda a partida, entrei intenso, confiante. Não dei chance para ele”, analisa João Loureiro. Sobre a final de domingo, evita prognósticos. “Treino com o Pedro, a gente fica junto o dia inteiro. Vamos ver o que vai dar.”
No feminino, mais um duelo caseiro. Lorena Cardoso e Ana Candiotto treinam na mesma equipe, com sede em Barueri. “A gente treina junto, somos amigas. Mas dentro da quadra, ela é adversária”, garante Ana Candiotto, que derrotou a carioca Valentina Silva por duplo 6/3. Lorena Cardoso, cabeça-de-chave número 1, passou pela paranaense Nicole Serraglio, em parciais de 6/3 e 6/2.
No sábado de decisões no Torneio Guga Kuerten Infantojuvenil serão apontados os finalistas das categorias 12, 16 e 18 anos.
Sábado é dia da garota fazer festa com Guga - É tradição na Semana Guga. Sábado é dia da garotada se divertir a valer com o tricampeão de Roland Garros, no Festival Escolinha Guga de Minitênis. Diversão garantida para as mais de 400 crianças, de 4 a 10 anos, que disputam o torneio em quadras de grama com medida de 11 metros (quadra “vermelha”), assistidos por professores especializados. É também a chance de interagir com o tenista catarinense que permaneceu por 43 semanas no topo do ranking mundial.
FINAIS
14 anos masculino
Pedro Boscardin (SC) x João Loureiro (SC)
14 anos feminino
Lorena Cardoso (SP) x Ana Candiotto (SP)
SEMIFINAIS
18 anos masculino
Matheus Pucinelli (SP) x Ilarion Danilchenko (RUS)
Mateus Alves (SP) x Rodrigo Carvalho (SP)
18 anos feminino
Nathalia Gasparin (PR) x Namie Isago (SC)
Ana Rodrigues (MG) x Jaedan Brown (EUA)
16 anos masculino
Guilherme Zotin (SP) x Joaquim de Almeida (PA)
Kauê Costa (SC) x Bryan Kuntz (SP)
16 anos feminino
Clara Penido (MG) x Sofia Mendonça (RS)
Isabela Mercante (RJ) x Isadora Machado (RS)