Lendo o artigo de Richard Mills escrito em Fevereiro de 2016, entitulado “Why the one handed backhand is a dying art in tennis” (Por que o backhand de uma mão é uma arte em extinção no tênis), me chamou a atenção pelo baixíssimo número de tenistas que executam esse golpe tão belo e clássico, comparado com os tempos da velha guarda, mais conhecida por 'old school tennis'.
Segundo Mills, “de 1970 a 1990, golpes de revés com uma mão ganharam mais de 60% dos Grand Slams, mas nos últimos 10 anos isso tem sido o oposto. Se você tirar Roger Federer dessa lista, a porcentagem baixa para menos de 10%”.
Dois anos após o artigo de Mills, me deparo com inúmeros tenistas no circuito com backhand de uma mão, muitos deles jovens com idades entre 18 e 25 anos. Outro ponto que me chamou a atenção é que em 2003, quando o maior tenista de todos os tempos começou a despontar sua carreira de sucesso ao vencer seu primeiro Grand Slam em Wimbledon, estes tenistas variavam idades entre 3 e 10 anos; alguns iniciando sua vida no tênis, outros já estreando nas competições infantis.
Sem sombra de dúvidas, crianças escolhem seus ídolos e os seguem tanto dentro como fora das quadras. Exemplo disso é Marco Cecchinato, que acabar de alcançar as semifinais de Roland Garros batendo nas quartas de final nada mais nada menos que o sérvio Novak Djokovic, se tornando o primeiro italiano a conseguir o feito desde Corrado Barazzutti, em 1978.
Federer tem um importante papel nessa história, pois aquelas crianças que se espelham no maior de todos os tempos acabam “copiando“ a forma de jogar do suíço. Cecchinato é um dos atletas da nova geração dentro do top 100 da ATP que possuem o 'one handed backhand'.
Estamos na torcida para que surjam muitos outros jovens inspirados em Roger com esse belíssimo golpe que deixa o tênis ainda mais elegante.
Veja a lista completa dos tenistas top 100 da ATP que batem o backhand com uma mão e suas idades:
Roger Federer - 36
Grigor Dimitrov - 27
Dominic Thiem - 24
Denis Shapovalov - 19
Stan Wawrinka - 33
Richard Gasquet - 31
Feliciano Lopez - 36
Stefanos Tsitsipas - 19
Leonardo Mayer - 31
Dusan Lajovic - 27
Guilherme Garcia-Lopez - 35
Marco Cecchinato - 25
Pablo Cuevas - 32
Ivo Karlovic - 39
Marius Copil - 27
Nicolas Kicker - 25
Mikhail Youzhny - 35