Foligno (Itália) - Pedro Boscardin Dias, atleta da RS Tennis, de Joinville (SC), conquistou, neste sábado, o título do torneio de Foligno, na Itália, da mais alta graduação do circuito europeu até 16 anos. O evento é o primeiro do Circuito Europeu para o atleta e João Victor Loureiro, após terminarem no top 4 da América do Sul no início do ano (João em 1º e Boscardin em 4º).
Boscardin superou na final o algoz de Loureiro na semifinal, o italiano Luciano Darderi, por 3/6, 7/6 (8/6) e 6/4. É a primeira conquista de Boscardin no ano em que foi finalista do Campeonato Internacional Juvenil, o mais importante torneio juvenil do Brasil, em Porto Alegre (RS). No ano passado, foi campeão em Velp, na Holanda, e vice em Paris, na França, nos 14 anos.
"Foi um jogo muito bom. Ele estava inspirado, jogando melhor que eu, que comecei um pouco nervoso. No segundo set, ele teve quebra, mas devolvi no game seguinte. Me superei muito, aguentei o segundo set e fui melhorando, salvei um match-point com winner de direita na linha. No terceiro set, ele continuou bem, mas um pouco abaixo. Abri uma quebra, ele igualou, mas quebrei ide novo e saquei bem para fechar. Estou muito feliz, conquista muito boa. Agora é seguir firme, tem mais três semanas pela frente", comemorou Boscardin.
Na campanha em Foligno, Boscardin derrotou favoritos, o cabeça de chave 2, o polonês Maks Kasnikowski, e o cabeça 3, o húngaro Peter Kalocsai.
O próximo compromisso do joinvilense e de Loureiro é o torneio de Milão, também na Itália, até 16 anos. Na sequência, disputarão dois torneios na Dinamarca até 18 anos, válidos para o ranking mundial juvenil.
Loureiro foi o melhor da América do Sul com quatro títulos no Circuito Sul-americano e Boscardin o quarto com dois vice-campeonatos.
Em Guayaquil, no Equador, a atleta da equipe joinvilense, Juliana Munhoz, de apenas 14 anos, foi vice-campeã de duplas ao lado da brasileira Ana Candiotto. Elas perderam na final para a dupla da americana Daniella Benabraham e da canadense Petra Misczczak por 7/6 e 6/0. Juliana somará seus primeiros pontos no ranking mundial até 18 anos. Ela fez semifinal de simples batendo nas oitavas a principal favorita, a americana Fiorella Medina. Ela joga mais um torneio ITF para o ranking mundial a partir de segunda-feira em Quito, no Equador.