Santa Cruz (Bolívia) - Seis representantes to tênis brasileiro avançaram no Patuju Junior Open, torneio ITF G3 em Santa Cruz, na Bolívia. O evento masculino terá cinco tenistas nacionais nas oitavas, enquanto a chave feminina conta com duas brasileiras na segunda fase do torneio.
Destaque para o paulista de 16 anos Nicolas Zanelatto, que venceu o italiano Luciano Darderi, principal cabeça de chave do torneio, por 6/0, 4/6 e 6/1. Seu próximo adversáro será o uruguaio Francisco Llanes.
Bryan Aguiar venceu o equatoriano Paulo Castillo por 6/0 e 7/6 (7-5) para garantir duelo contra o cabeça 4 norte-americano Danil Blanch. Bruno Oliveira confirmou a condição de cabeça 3 ao vencer o argentino Tobias Franco por duplo 6/1 e vai enfrentar o guatemalteco Juan Collado. Já João Loureiro fez 6/3 e 6/2 contra o boliviano Carlos Solares e encara o francês Tom Claverie.
Três brasileiros caíram na estreia entre os meninos. André Camarco e Silva perdeu para o boliviano Jose Catala por 6/7 (4-7), 6/3 e 6/0, Eduardo Taiguara perdeu por 7/6 (7-0) e 6/0 para o canadense Alexandre Leblanc. Já João Pedro Alcântara caiu diante do equatoriano Alvaro Guillen Meza por 6/4, 1/6 e 7/6 (14-12).
Entre as meninas, Erika Cheng venceu a boliviana Natalia Chaparro por 6/0 e 6/1. Ela enfrenta nas oitavas a eslovena Metka Komac, terceira favorita do torneio. Já Camilla Bossi fez 6/1 e 6/0 contra a anfitriã Sofia Velarde e desafia a cabeça 2 chilena Jimar Gonzalez.
Duas atletas nacionais caíram diante de favoritas. Juliana Munoz perdeu por 6/1 e 6/3 para a finlandesa Alexandra Antilla, principal nome do torneio. Já Lorena Cardoso perdeu por 6/2 e 6/0 para a cabeça 4 colombiana Gabriela Giraldo.