São Paulo (SP) - A paulista Ana Luiza Cruz ficou com o vice-campeonato da Copa Paineiras, torneio Sul-Americano Individual, de nível GB1 para o circuito de 18 anos da Federação Internacional, disputado nas quadras de saibro no clube Paineiras do Morumby. Na final disputada neste sábado, Cruz perdeu para a colombiana Antonia Samudio por duplo 6/4.
Atual 101ª colocada no ranking mundial juvenil da ITF, Ana Luiza Cruz completará 18 anos em agosto e tem como recorde pessoal a 97ª posição. O vice-campeonato rende 170 pontos à canhota paulista, que tem 30 pontos a descontar. Com isso, ela deverá se aproximar das 60 melhores no ranking da categoria.
Antes do vice-campeonato no torneio Sul-Americano em São Paulo, Ana Luiza Cruz já havia sido semifinalista no saibro de Lambare, no Paraguai. A canhota paulista, entretanto, não teve bons resultados no Banana Bowl e no Brasil Juniors Cup, já que foi elimianda na estreia em ambos os torneios.
¡Grande, Anto! 🏆😊
— Fedecoltenis (@fedecoltenis) 2 de março de 2019
La juvenil nacional Antonia Samudio 🇨🇴 es campeona del ITF Grado B1 Sudamericano Individual de Brasil 🇧🇷, al vencer a la brasilera Ana Luiza Cruz 🇧🇷 por 6-4 y 6-4.
Gana su trofeo más importante y por 3º año seguido una colombiana conquista este torneo. 😃🔥 pic.twitter.com/BNVBkCtecC
O título masculino de simples ficou com o argentino Thiago Tirante, que venceu o compatriota e cabeça 1 Luciano Tacchi por 6/1 e 6/0. Foi o segundo título seguido de Tirante no Brasil, já que ele também foi campeão em Porto Alegre há uma semana. Dessa forma, ele acumula onze vitórias seguidas.
Por conta da chuva que castigou a capital paulista durante a semana do evento, as competições de duplas ficaram bastante atrasadas e a rodada deste sábado teve jogos de quartas, semifinais e as finais masculina e feminina. Foi determinado que os sets dessas partidas sejam definidos em até quatro games.
Após a longa programação, a parceria brasileria formada pelo baiano Natan Rodrigues e o catarinense Pedro Boscardin conquistou o título no masculino. Eles venceram um game antes de os argentinos Roman Burruchaga e Alejo Lavallen abandonarem. No feminino, Antonia Samudio e a equatoriana Mell Reasco venceram Ana Luiza Cruz e a argentina Ana Geller por 3/5, 4/2 e 10-3.