Nova York (EUA) - Líder do ranking mundial e vencedora dos dois últimos Grand Slam, o US Open de 2018 e o Australian Open de 2019, Naomi Osaka está indicada entre as 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a lista anual da renomada revista norte-americana Time.
Osaka saltou do 72º lugar do ranking para a primeira posição em apenas um ano, conquistando também o Premier de Indian Wells de 2018. Primeira japonesa a conquistar um troféu de Grand Slam, a jovem jogadora de 21 anos está na categoria 'pioneiros' na lista divulgada nesta quarta-feira.
O perfil de Osaka na Time foi escrito por uma das maiores jogadoras de todos os tempos, Chris Evert, ex-número 1 do mundo e vencedora de 18 títulos de Grand Slam. A lenda do tênis norte-americano descreve a japonesa como uma plena representante do mundo globalizado, destacando as diferentes origens de sua família, já que o pai é haitiano e a mãe japonesa.
"Osaka nasceu no Japão, o país que ela representa, mas cresceu nos Estados Unidos, que também foi a casa de seus avós haitianos. Algumas pessoas querem que ela abrace uma identidade única, mas ela está mais preocupada em ser apenas ela mesma", escreve Evert.
"Ninguém representa melhor o nosso futuro mais globalizado e multicultural do que essa tenista honesta, educada e dedicada, com potencial para ser uma campeã nos próximos anos", acrescentou a ex-líder do ranking mundial.
Outros atletas que aparecem na lista da revista Time são as lendas do basquete e do golfe LeBron James e Tiger Woods, além da norte-americana Alex Morgan e do egípcio Mohamed Salah como representantes do futebol, e da corredora sul-africana Caster Semenya.